Sente exaustão mental? Veja 6 exercícios que aliviam o cansaço psicológico
A humanidade nunca esteve tão cansada, mentalmente falando, como agora. Não à toa os casos de ansiedade e depressão só aumentam, e a exaustão mental tem sua parcela de culpa.
Muitas vezes, essa fadiga mental advém das nossas responsabilidades e preocupações do dia-a-dia. Inclusive no trabalaho.
O trabalho muitas vezes exige que o funcionário se doe na sua função além da conta, muitas vezes, disfarçado de incentivo à produtividade.
Você já teve que responder um email ou uma mensagem no whatsapp sobre o trabalho, mesmo que você estava no seu horário de descanso?
Se sim, saiba que isso acontece muito. A internet e as mídias sociais tornaram tudo mais fácil, mas também mais rápido, mais exigente, mais cansativo.
Às vezes, o cansaço psicológico vem de outras formas, pode ser por excesso de preocupação com um ente querido que está doente, ou ainda porque sua rotina diária é muito casanstiva, você trabalha fora, cuida dos filhos, da casa, do cachorro, do papagaio, enfim.
A lista sobre coisas e motivos que causam o cansaço mental é imensa e individual.
Nem sempre é possível eliminar o causador da sua fadiga. Entretanto, o que você está fazendo por você, pela sua saúde? Você toma um tempo para passear, ir ao parque, estar em contato com a natureza, praticar uma atividade física?
Tais atividades podem parecer simples mas tem o poder de proporcionar alívio para as mentes cansadas.
O ideal é escolher por atividades que sejam diferentes do que você já está acostumado na rotina. Por exemplo, se você trabalha em um ambiente fechado, saia ao ar livre; se você trabalha com computador ou celular, desligue-se um pouco desses aparelhos.
Está provado que o exercício físico promove a saúde mental, estimula o sistema imunológico e controla a obesidade. Quando você integra os exercícios à sua rotina diária, é provável que sinta uma melhora no sono, no humor, na auto-estima e aumenta a concentração, apenas para citar alguns benefícios.
Como praticar alguma forma de atividade física traz inúmeras vantagens, sendo uma forma de tratamento do esgotamento mental, vamos focar nessa abordagem. Abordaremos 6 exercícios amplamente recomendados por personal trainers para reduzir o esgotamento mental e proporcionar mais saúde.
Os benefícios para a saúde mental são avassaladores. Você pode escolher uma atividade para mover seu corpo facilmente enquanto desfruta da natureza e respira ar puro. É uma terapia perfeita para o cansaço mental.
1 - Caminhadas de 30 minutos aliviam o estresse acumulado
Faça com que seus objetivos de exercícios sejam fáceis de alcançar, porque se eles parecerem complicados, você pode não ter coragem para começar. Comece com caminhadas lentas e distâncias curtas. Com o tempo, você pode aumentar a distância e o ritmo.
Os personal trainers também recomendam convidar um amigo para se inspirar e encorajar você a continuar. Isso cria competição e entusiasmo para manter o ritmo.
Depois de dominar suas caminhadas e não lutar mais para começar, é hora de integrar a corrida. Assim como caminhar, você pode começar com pequenos objetivos e gradualmente aumentar.
2 -Pratique natação para acalmar os nervos
A natação é um exercício poderoso que melhora naturalmente a saúde mental, mesmo quando feito por um curto período, como 10 minutos por dia.
Para obter o melhor dos exercícios de natação, você deve estar com a mentalidade certa. Você terá a experiência mais relaxante se puder imaginar a sensação de antemão e desejar desfrutar do suave movimento da água em seu corpo. Comece sua natação no nível de iniciante e progrida com o tempo.
Também é essencial obter suporte ao iniciar. Talvez você possa convidar um colega ou amigos para esse espírito de equipe em um novo ambiente. Você também pode se juntar a pessoas com ideias semelhantes com quem você possa planejar sessões de natação juntos.
Este exercício é ideal se você é apaixonado por natação. Um exercício substituto será uma ótima escolha se a idéia de estar numa piscina te assusta.
3 - Faça yoga e combata os sintomas do nervosismo
O yoga é fundamental para a saúde mental, pois conecta o corpo e a mente e traz você ao momento presente. As respirações lentas e profundas ajudam a se concentrar. Os exercícios respiratórios dissipam os pensamentos destrutivos e colocam o sistema nervoso em repouso.
E falando de trazer você para o momento presente, que é algo que sem dúvidas pode ajudar a dominar a ansiedade, recomendamos fortemente ler o livro O poder do agora de Eckhart Tolle.
O yoga ajuda você a ver o mundo através de uma lente diferente. Portanto, em vez de se concentrar nas posturas que você acha difíceis de executar, mude sua atenção para como as posturas o fazem se sentir. Atenha-se às posições de que você gosta e que possa se adaptar facilmente.
A atividade abre sua mente para diferentes perspectivas. Depois de uma sessão, você superará facilmente os bloqueios mentais e melhorará sua capacidade de resolução de problemas. Você pode encontrar maneiras alternativas de resolver esses problemas.
O yoga também pode envolver meditação ou cânticos. Seja qual for a sua opção, o ajudará a entrar em contato com o seu eu interior, o que é uma maneira poderosa de se conectar com suas necessidades mentais, emocionais e físicas. O efeito geral é o bem-estar geral.
4 - Spinning Bike
O spinning bike é uma maneira divertida de manter a forma física e melhorar a saúde mental. Muitos estúdios de spin usam ótimas listas de reprodução de músicas e rotinas coreografadas para tornar o exercício físico cheio de energia e diversão.
As rotinas começam encorajando os participantes a se concentrarem em sua respiração, mudando assim para o momento presente. Ao continuar com o exercício, você muda o foco para seus objetivos; o que você deseja alcançar com o treinamento. Concentrar-se em seus objetivos transfere sua energia para os resultados positivos que deseja alcançar, em vez das questões que o incomodam.
A energia positiva melhora sua saúde física, mental e emocional. Com um aumento de energia, você pode desempenhar melhor suas funções, estar mais focado e alerta.
5 - Pratique exercícios de artes marciais com socos
O boxe é uma ótima maneira de mudar sua energia do ambiente ao seu redor para o momento presente. Com um exercício exigente, você pode bloquear pensamentos destrutivos e se concentrar em liberar o estresse a cada soco.
Os exercícios de soco são uma forma de aliviar a tensão e a raiva. Ele permite que você supere qualquer comportamento agressivo e se cure de pensamentos e sentimentos negativos.
O boxe permite que você se conecte com outros boxeadores, pois raramente é um exercício solo. A energia do grupo por si só é um motivador perfeito para continuar.
O boxe melhora seu poder mental ajudando a lidar melhor com os desafios diários. Além disso, conforme você progride, isso aumenta sua auto-estima. As conquistas no ringue dão a você a motivação para conseguir o mesmo na vida real.
6 - Pratique exercícios intensos
Como o nome sugere, deve ser um treinamento intenso e realizado em pequenas etapas. Ao começar, você pode achar difícil, mas à medida que seu corpo e sua mente se acostumam com a explosão de energia, você obterá resultados cada vez melhores.
Por exemplo, pratique cross fitting. É essencial começar em níveis baixos e conforme você for evoluindo ajuste para níveis moderados e, em seguida, altos. A abordagem sistemática dá ao seu corpo tempo para se ajustar progressivamente. O treinamento intenso mantém você focado no exercício. É quase impossível deixar seu cérebro vagar quando os exercícios exigem alta concentração.
A explosão de energia que vem com o treinamento intenso se traduz em bem-estar físico e mental. Você pode ser ativo, resiliente e ter melhores estratégias de enfrentamento. Quando você se sente bem com seu físico, automaticamente melhora sua saúde mental.
Conclusão
Sempre que possível, afasta-se um pouco das suas fontes de preocupações. Levar em consideração seu bem-estar mental e físico significa privilegiar seu autocuidado.
Olhe para os exercícios físicos como um meio saudável de desligar-se um pouco da rotina cansativa, relaxar a mente e de quebra manter a saúde do corpo.
O exercício físico tem sido associado a liberação do hormônio endorfina, que interage com o sistema nervoso central e desencadeia sentimentos positivos, explosões de energia e eleva o humor. É por isso que os exercícios produzem resultados surpreendentes quando são adaptados com o objetivo para a saúde mental.