O pênis pode diminuir? Motivos que tornam o pênis pequeno e como aumentar
Muitos homens se perguntam se têm o pênis no tamamho normal. Na verdade a maioria tem um pênis médio, mesmo que não saiba disso.
Entretano, há condições em que o pênis passa a ter um estreitamento, se tornando menor do que era antes. Essa condição é conhecida como atrofia peniana.
É muito importante investigar a fundo a causa da diminuição no tamanho do pênis. A depender do caso, é possível recuperar alguns milimetros ou até centímetros de tamanho.
Existem algumas causas para a atrofia do tecido peniano, dentre elas destacam-se:
1. Disfunção erétil
Se você passou por dificuldades em conseguir uma ereção forte e prolongada, isso pode ser um quadro de disfunção erétil. Com o tempo, pode ser que haja um prejuízo no tamanho do tecido peniano.
Qualquer músculo do corpo que não é usado/movimentado com cosntância acaba atrofiando e o mesmo acontece com o pênis na disfunção erétil, em especial nos casos mais graves.
2. Doença de Peyronie
Batizada com o nome de um cirurgião francês do ano 1600 que a descreveu pela primeira vez, a doença de Peyronie é uma cicatriz que se forma no revestimento interno do pênis como resultado de uma lesão durante a relação sexual.
Quando o tecido cicatricial se forma, por não ser tão elástico quanto o restanto do tecido peniano, revela uma curvatura quando o pênis está ereto.
Os homens com essa condição quase sempre dizem que seus pênis parecem ter diminuído; e é assim, porque a cicatriz não permite que o mesmo fique do tamanho normal no estado da ereção.
3. Prostatectomia
Outro exemplo de perda de comprimento do pênis é a remoção cirúrgica da próstata, geralmente, para combater o câncer de próstata.
O pênis pode parecer mais curto, o que é um efeito físico da própria cirurgia, seja por aproximar a bexiga da uretra ao retirar a próstata que se localizava no meio destes, ou por ocorrer um dano nos vasos sanguíneos que suprem de sangue as ereções. É um efeito colateral nada agradável aos homens, mas trata-se de uma cirurgia importante, por questões de saúde.
Se você encontrou algum desses problemas, provavelmente está procurando maneiras de crescer o pênis um pouco mais.
Qual é a média do tamanho do pênis?
Todos os estudos com o objetivo de averiguar o tamanho médio do pênis nunca tiveram a mesma resposta absoluta, já que existem várias condições que inteferem durante a medição, por exemplo, a etnia, a região geográfica, os métodos de medição, a padronização na escrita dos valores medidos e muitos outros fatores.
Apesar disso, de forma geral, o tamanho médio gira em torno de 5 e 10 centímetros para o pênis flácido e entre 12 e 17 centímetros no estado ereto. Cientificamente, um pênis pode ser categorizado como um micropênis se este medir menos de 7 cm de comprimento quando ereto.
Métodos manuais para aumentar o pênis
As maneiras mais simples para tentar ganhar um aumento no pênis são:
1. Bomba a vácuo peniana
Os dispositivos a vácuo são cilindros de plástico, o qual o pênis ereto é introduzido e bombeado. O vácuo formado estimula a circulação no pênis, fazendo com que a ereção seja maior e mais grossa temporariamente. Mas, alguns homens afirmam que é possível obter um aumento no tamanho permanentemente com o tempo.
A prática deve ser feita por no máximo 30 minutos e deve-se seguir as instruções de uso do produto para não correr o risco de lesionar o pênis.
2. Exercícios e alongamentos penianos
Você já ouviu falar de jelqing? Esse é um exercício de alongamento em que o homem usa o dedo polegar e o indicador em um gestual de "OK" com os dedos, para esticar o pênis da base à cabeça.
Alguns homens dizem ter resultados, mas saiba que isso não está documentado cientificamente.
Deve-se ter muito cuidado ao fazer a manipulação para não causar lesão no tecido peniano. Usar um lubrificante facilita o deslizamento dos dedos e evita algum desconforto.
Cirurgias para aumentar o pênis
Existem várias cirurgias para aumentar o tamanho do pênis. Dentre elas destacam-se:
1. Cirurgia dos ligamentos suspensores
O ligamento suspensor do pênis é um cordão fibroso que conecta o osso púbico ao corpo do pênis. Quando se corta cirurgicamente, o pênis fica um pouco mais pendurado e um pouco mais para baixo. Mas não é porque se alonga, é apenas um procedimento para dar a aparência de um pênis mais comprido.
Existem riscos associados. Os nervos que vão à cabeça do pênis e proporcionam as sensações podem ser danificados. É uma das opções para aumentar o pênis mas não é feita com frequência.
2. Implante peniano
Existem alguns tipos de implantes, onde o implante de próteses infláveis de duas ou três partes é um dos mais realizados.
No caso do implante de três partes existem dois cilindros, um reservatório e uma bomba. Os cilindros são inseridos no pênis e a bomba é localizada sob o escroto, entre os testículos. E o tubo que conecta os cilindros ao reservatório de fluido é inserido sob os músculos abdominais inferiores. Para inflar e desinflar a prótese, pressiona-se a bomba. Isso transfere o fluido para inflar o pênis, aumentando seu tamanho.
3. Lipoaspiração e cirurgia estética
Uma abdominoplastia ou lipoaspiração na região suprapúbica dará a aparência de um pênis mais comprido, mas sem modificar de fato o tamanho.
Existem riscos associados como qualquer outro procedimento cirúrgico. Mas a operação não é absurda, especialmente para homens com sobrepeso que queiram se livrar do excesso de gordura da região.
Maneiras naturais "não óbvias" de parecer ter um pênis maior
Ganhar alguns centímetros no comprimento do pênis requer um gasto, na maioria das vezes, em tempo e dinheiro para alcançar o objetivo. Mas, existem maneiras de aumentar a aparência do tamanho do pênis que poucas pessoas conhecem:
1. Perca peso
Homens que são obesos ou estão com alguns quilos a mais, especialmente na área suprapúbica, podem ver o pênis parecer maior simplesmente ao perder peso.
É a mesma lógica da lipoaspiração, porém apenas fazendo dieta e exercícios físicos.
2. Depile-se
De acordo com um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, as mulheres se preocupam mais com a depilação do que com o tamanho, a qualidade da pele e o comprimento do pênis. Ou seja, as mulheres classificam a aparência cosmética mais importante do que qualquer outra coisa.
O pênis pode parecer maior ao se aparar os pelos pubianos. Além disso, um pouco de manutenção da depilação faz muito bem, já que pode até aumentar a sensibilidade ao redor da base do pênis, além de evitar infecções for bactérias, fungos e vírus.