O que é circuncisão e quais são as vantagens e desvantagens?

Circuncisão é uma cirurgia para retirar o prepúcio, a prega de pele que cobre e protege a ponta do pênis. Quando um menino ou adulto é circuncidado, o prepúcio é removido expondo a cabeça do pênis. A circuncisão em nada impede que o homem possa ter filhos.

Descubra o que é circuncisão. Saiba as diferenças entre pênis circuncidado e não circuncidado.

A Organização Mundial da Saúde estima que 30% da população masculina mundial seja circuncidada. Em alguns grupos, como os judeus e muçulmanos, praticamente todos os homens são circuncidados.

Por que é feita a circuncisão?

A circuncisão é feita por diferentes razões. Em alguns lugares, serve como prova de que o jovem pertence a uma determinada religião, etnia ou tribo. Em outras situações, os pais circuncidam seus filhos por motivos de higiene ou saúde.

Quais são as vantagens da circuncisão?

Homens circuncidados correm menos risco de:

  • Infecções do trato urinário
  • HIV
  • Sífilis
  • Doença cancróide

Os cientistas acreditam que os homens circuncidados correm menos risco de infecção porque, sem o prepúcio, a área da glande não fica tão úmida, logo menos propensa ao crescimento de germes.

Com um pênis circuncidado, a cabeça perde um pouco a sensibilidade, então o homem pode continuar por mais tempo na relação sexual antes de ejacular. Para alguns homens, isso pode ser uma vantagem.

Quais são as desvantagens da circuncisão?

Os homens circuncidados podem achar muito mais difícil chegar ao orgasmo com a idade. Isso também pode tornar o sexo menos agradável para o casal.

Outra desvantagem envolve uma questão ética, já que há pessoas que pensam que a circuncisão é um ato de violência e que é prejudicial. Por exemplo, a Royal Netherlands Society of Physicians (KNMG) considera a circuncisão sem razões médicas como 'uma violação do direito da criança à autonomia e integridade física'. O KNMG considera que tal operação acarreta riscos desnecessários de complicações.