Passo a passo da higiene íntima masculina
Ao beijar ou fazer sexo, é bom que se esteja limpo e cheire bem. A higiene, mais do que algo estético, é uma questão de saúde.
Você sabia que todos nós produzimos substâncias cujo cheiro atrai outras pessoas?
Todo mundo tem um cheiro natural, e isso é muito importante no amor e no sexo. Este cheiro próprio é produzido por sinais químicos chamados feromônios.
Você pode não estar ciente de que os percebe, mas eles influenciam se alguém parece atraente para você ou não.
A higiene pessoal é importante para evitar qualquer tipo de doença, embora para alguns o mau cheiro possa ser um fetiche.
Como fazer a higiene masculina?
Retire o suor diariamente
Os homens tendem a transpirar muito, alguns mais que outros.
O odor produzido pelo suor, especialmente nas axilas, é perfeitamente normal. Mas, não deixe de limpar essa região com água e sabão e aplicar desodorante.
Lave o rosto
Os hormônios podem tornar a pele mais oleosa e aparecer espinhas.
Se você tem acne, recomenda-se usar um limpador facial para peles oleosas. Não use sabonete comum porque pode ressecar a pele.
Higiene do pênis
Sendo circuncidado ou não, o pênis não deve permanecer sujo, devendo ser lavado diariamente.
Se não for circuncidado, deslize suavemente o prepúcio para baixo para revelar a cabeça do pênis e lave apenas com água morna. Retire bem o esmegma.
O Esmegma é uma substância branca ou amarelada produzida pela gordura da pele e células mortas da epiderme que se acumulam na cabeça da glande. É perfeitamente natural, mas se acumular causa mal cheiro, irritação no local e pode até causar infecções.
Pode-se usar um sabonete especial para lavar o corpo do pênis, como um sabonete suave que não altere o pH da região.
Após lavar o pênis lave também o ânus como de costume.
A higiene do pênis também deve ser feita depois do sexo, para retirar o sêmen que tenha ficado na pele, o muco natural da vagina ou mesmo o lubrificante do preservativo que tenha ficado no pênis. Essa prática é muito importante para evitar infecções. Não é necessário que seja feita imediatamente após o ato sexual, mas, não deve ser esquecida.
Após urinar é recomendável secar o pênis com papel higiênico para evitar que fique úmido dentro da cueca. Muitos homens não têm essa prática e acabam criando um ambiente úmido dentro da cueca, propício às infecções.
Depilação íntima
É recomendado raspar ou aparar os pelos púbicos da região genital (total ou parcial na região pélvica) para evitar o acúmulo de vírus, bactérias e fungos.
Se for raspar, use um produto específico para facilitar o deslizamento da lâmina. Não se esqueça de raspar no sentido do pelo, para evitar foliculite por pelos encravados. Hidratar a região com um hidratante suave, sem perfume, também ajuda a evitar a foliculite após a depilação.
Manter a higiene em dia não atrapalha os feromônios, muito pelo contrário! Estar limpo e cheiroso é muito atraente para as pessoas.