6 fatos sobre a testosterona, o hormônio sexual masculino

As pessoas têm sempre muitas dúvidas relacionadas à sexualidade, e procurar por respostas é uma atitude saudável e contribui com uma vida sexual mais satisfatória.

O Hormônio sexual masculino é a testosterona. Esta regula várias funções no organismo do homem

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre qual é o nome do hormônio sexual masculino e a resposta é: a testosterona. A testosterona tem várias funções na vida dos homens. Descubra alguns fatos interessantes sobre este hormônio.

1 - O papel da testosterona como o hormônio sexual masculino

A testosterona, o principal hormônio sexual do organismo dos homens, é produzida nos testículos. Esta é responsável por aumentar o desejo por sexo, ou seja, a libido nos homens e está relacionada ao seu desenvolvimento sexual.

O hormônio afeta o cabelo, a musculatura e o desenvolvimento das características masculinas. Além disso, a testosterona em níveis normais protege o corpo contra muitas doenças, favorece o fortalecimento dos músculos, dos ossos e ajuda a manter o bom colesterol.

2 - A falta de testosterona leva a problemas de saúde

A diminuição dos níveis de testosterona nos homens pode levar a problemas como fadiga extrema, queda de cabelo, diminuição da libido, alterações de humor e perda muscular. De acordo com as pesquisas, uma dieta com baixo teor de gorduras saudáveis pode estar associada a uma pequena, mas significativa redução na testosterona. Para os homens que sofrem de deficiência de testosterona, perder peso pode ajudar a aumentar os níveis de hormônio.

3 - A testosterona comanda as ereções

A disfunção erétil é um problema em que os homens sentem dificuldade em obter uma ereção ou mantê-la durante o sexo.

No momento da excitação sexual, a testosterona libera óxido nítrico no corpo do homem, que por sua vez desencadeia uma ereção. Mas, quando a testosterona baixa acontece, é comum ter problemas para obter uma ereção para o sexo.

4 - A libido está relacionada com a testosterona

A testosterona desempenha um papel importante no desenvolvimento da produção de esperma e no desejo sexual dos homens. Portanto, uma diminuição no nível desse hormônio tem um efeito negativo sobre a libido, o que prejudica fortemente o desempenho sexual.

5 - Mudanças de humor também são relacionadas a baixa testosterona

A diminuição ou a falta de testosterona tem um efeito mental negativo, onde muitos problemas emocionais podem surgir. O homem fica tenso, chateado, sente-se ansioso e até inquieto.

6 - A taxa de testosterona por idade é diferente

O hormônio aumenta rapidamente na adolescência com a chegada da puberdade masculina, mas com o passar da idade, seu nível começa a diminuir naturalmente.

A taxa de testosterona normal deve ser entre 300 a 1.000 nanogramas por decilitro para homens até os 30 anos. De 30 a 50 anos, a taxa mais alta diminui para em torno de 900, e de 50 aos 70 diminui para 700. E níveis abaixo de 300 são classificados como insuficientes.