Quais as mudanças que acontecem na puberdade masculina?
A puberdade é o momento em que o corpo começa a amadurecer sexualmente.
Por volta dos 10 aos 14 anos, é notado um crescimento rápido, o que significa que o menino se tornará uma pessoa mais alta em um curto período de tempo. Às vezes, antes do crescimento começar, também pode ganhar peso.
Durante a puberdade a voz muda, aumenta-se a massa muscular e os ombros são alargados. Os pelos começam a crescer no rosto, nas axilas e entre as pernas. A transpiração aumenta e os odores corporais começam. Também podem aparecer cravos e espinhas.
Todas essas mudanças são normais e causadas por hormônios. A dieta também pode influenciar, bem como fatores hereditários, incluindo a origem étnica.
Em geral, a puberdade termina aos 18 ou 19 anos, quando o corpo amadurece e atinge a idade adulta.
Mudanças internas
- Variações emocionais: Durante a puberdade, os jovens podem sentir-se muito felizes em um momento e tristes em outro. Eles começam a pensar mais sobre tudo. Ficam mais preocupados se estão atraentes e como os outros o vêem.
- Mudanças no timbre da voz: Por volta dos 14 anos, a voz muda e se torna mais grave. Isso acontece porque a laringe e as cordas vocais ficam maiores. Durante esse tempo, a voz pode soar repentinamente alta e estridente, e outras vezes baixa e profunda. Felizmente, isso é apenas temporário. Com o tempo, a voz fica estável.
- Surgem os sentimentos românticos: Durante a puberdade, os meninos começam a fantasiar mais sobre uma pessoa de quem gosta, no sentido romântico.
- Pensam em sexo: Nessa fase, tudo relacionado ao sexo desperta a curiosidade e os meninos pensam no assunto com mais frequência. Muitos gostam de ler sobre o tema, ver fotos e falar sobre isso com os amigos.
Mudanças externas
Na puberdade ocorrem muitas mudanças externas no corpo, dentre elas:
- Transpiração: Os meninos transpiram mais, principalmente nas axilas. O odor é forte mas é completamente normal.
- Pele e acne: Para muitos jovens, a adolescência é uma época em que a pele fica mais oleosa e produz mais suor. Às vezes, o óleo pode bloquear os poros da pele e os folículos pilossebáceos, resultando em espinhas.
- Pelos: Os pelos começam a crescer em diferentes partes do corpo, como no buço, axilas, ao redor do pênis, ânus e escroto. Alguns também percebem pelos no peito e nas costas. A quantidade de pelos que cresce depende da genética.
- Ombros alargados: Por volta dos 14 anos, muitos crescem rapidamente. Isso implica um aumento da altura e alargamento dos ombros e do peito.
- Aumento dos mamilos: Muitos jovens apresentam inchaço nos mamilos, resultando em seios aumentados. Isso é normal. Alguns rapazes experimentam forte sensibilidade ou dor no local. Além disso, um mamilo pode inchar mais do que o outro. Embora seja um fenômeno comum, muitos acham constrangedor. Mas, desaparece em um ou dois anos, assim que as mudanças da puberdade se completam.
- Pênis e testículos: Durante a puberdade, o pênis e os testículos crescem. Primeiro, os testículos aumentam de tamanho; depois, também o pênis. O pênis aumenta primeiro em espessura e depois em comprimento. Na maioria dos meninos, o pênis atinge seu desenvolvimento completo aos 15 anos.