Um testículo maior que o outro. Como saber se é normal?
Frequentemente, os homens se perguntam se têm algum problema com os seus testículos quando descobrem que um está pendurado mais baixo que o outro, ou ainda que um é realmente maior do que o outro.
Se muitos homens se perguntam se é normal ter um testículo maior que o outro, é porque é comum. Então, sim, isso é normal, na maioria das vezes.
Todos os homens têm um testículo maior que o outro?
A maioria sim! Em geral, o testículo direito tende a ser maior que o esquerdo e, geralmente, um dos dois fica mais baixo do que o outro no escroto.
A princípio, isso não é um problema. Você só precisa ter certeza de que nunca sente dor ou outro desconforto.
Mesmo que seja normal uma diferença no tamanho, ainda assim, a forma não deve ser totalmente diferente. Portanto, se de repente você sentir dor ou o formato não for o mesmo, é melhor consultar um médico.
Como descubro se tenho um testículo maior que o outro?
Basta olhar para seus testículos. A diferença, se observada, deve ser mínima e um não pode ser desproporcional ao outro.
Você nunca deve sentir dor enquanto está sentado ou praticando esportes, por exemplo. Vermelhidão ou inchaço nunca devem ser observados. Nesse caso, pode ser torção testicular ou epididimite.
Os testículos são em forma de ovo, ao invés de redondos. Eles devem ser lisos, sem protuberâncias, com exceção do epidídimo e ductos que não são lisos. Mas se você sentir alguma protuberância no testículo, consulte um médico imediatamente.
Como examinar os testículos?
Um autoexame é muito fácil de fazer e é o primeiro passo para identificar um problema.
Siga estas etapas quando o escroto (a bolsa que segura os testículos) estiver solto e não encolhido.
- Role e aperte levemente um testículo entre o polegar e o indicador. Não faça isso com muita força, é claro;
- Passe os dedos por toda a superfície do testículo, tente ver se sente alguma dor, pequenas saliências, espinhas, etc;
- Toque o epidídimo, esse conjunto de tubos que começa no topo, na parte de trás do testículo, e desce;
- Faça o mesmo com o outro testículo.
É recomendável que você faça este autoexame pelo menos uma vez por mês.
Por que um testículo é maior que o outro?
Na realidade não há explicação científica para essa questão. No entanto, existem causas médicas para um testículo ser maior do que o outro. Estamos falando de casos em que um dos testículos está dolorido ou a diferença de tamanho aumentou de forma anormal.
As possíveis causas de um testículo aumentado são:
Epididimite
É a inflamação do epidídimo. Esse inchaço do tubo que transporta os espermatozóides costuma ser um dos sintomas de uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como clamídia ou gonorréia. Isso resulta em dor abdominal, dor ao urinar e inflamação da bolsa escrotal.
Cisto no epidídimo
Nesse caso, é simplesmente o epidídimo que incha com o excesso de líquido. Normalmente, isso não requer tratamento.
Orquite
Orquite é uma inflamação dos testículos causada por infecções virais, como a caxumba. É importante consultar um médico porque a orquite pode danificar os testículos e causar infertilidade.
Os sintomas da orquite podem se manifestar após 7 dias da contaminação. Os principais sintomas são: dor e inchaço nos testículos; urina ou ejaculação com sangue; sudorese testicular; sensação de peso na região.
Hidrocele
A hidrocele é uma acúmulo de líquido ao redor do testículo, dentro do escroto, causando inchaço. É mais comum com a idade e não requer tratamento. No entanto, deve-se ter cuidado, pois a hidrocele também pode apresentar inflamação.
Varicocele
Varicocele são veias com dilatação anormal, grossas e protuberantes na bolsa escrotal acima dos testículos. Elas podem eventualmente reduzir a produção de espermatozóides.
Torção testicular
A torção do cordão espermático, que pode ficar emaranhado, ocorre se os testículos se moverem muito. Isso reduz a chegada de sangue aos testículos e pode ser prejudicial. A dor que acompanha a torção é aguda, podendo desaparecer antes do testículo retornar ao normal. Esta é uma intercorrência que deve ser atendida com urgência.
Câncer de testículo
O câncer testicular começa quando as células cancerosas aparecem no testículo. Procure atendimento médico imediatamente se notar alguma pequena protuberância na superfície do testículo.