Tenho pênis torto: devo me preocupar?
Um pênis torto ou curvo é quando este órgão sexual apresenta algum tipo de curvatura ao ficar ereto.
É uma ocorrência comum, onde em 95% das vezes é perfeitamente normal em angulações pouco acentuadas, num ângulo menor que 30°.
Geralmente a causa é genética, onde os homens podem nascer com o pênis torto naturalmente e só irão perceber na adolescência, quando começam as ereções. Nesses casos não há com o que se preocupar. Na verdade, não dói e não impede a vida sexual.
Por outro lado, sabemos de homens nos quais seu pênis curvado é causa de estresse e ansiedade. Frequentemente, é uma fonte de conflito e dificuldade para muitos homens. O excesso de ansiedade e uma auto imagem distorcida pode causar disfunção erétil, o que pode levar por consequência a doença de Peyronie, que por sua vez, resulta em uma curvatura acentuada do pênis, dentre outros desconfortos.
"Eu tenho um pênis torto, o que devo fazer?"
Ter um pênis torto, não necessariamente, é motivo para se preocupar. Na grande maioria dos casos é uma condição genética e/ou benigna.
No entanto, você deve ficar atento se seu pênis apresentar uma curvatura acentuada, sentir dor ou desconforto durante ou após a relação sexual, dificuldade de penetração e aumento da curvatura com o passar do tempo.
Doença de Peyronie
Uma causa muito importante de pênis torto é a doença de Peyronie, uma patologia que atinge cerca de 10% da população masculina. No entanto, esse índice varia de acordo com o grupo estudado, por exemplo, homens com diabetes e disfunção erétil têm 20% de chance a mais de desenvolver a doença.
Os homens afetados por esse fenômeno têm, principalmente, mais de 50 anos. No entanto, um jovem entre 20 e 30 anos pode ser afetado pela torção do pênis.
A patologia acontece, geralmente, devido a micro traumas ocasionados no momento da relação sexual, numa atividade específica ou num acidente sofrido. Mas existem outras causas, sendo elas: disfunção erétil, síndromes metabólicas, cirurgia prostática, dentre outras.
Se tratando das lesões sofridas na relação sexual, a curvatura pode ocorrer quando o pênis não está em completa ereção, assim algumas dobras acontecem no pênis durante o sexo, o que acaba por gerar fissuras internas. Quando as fissuras cicatrizam, levam a fibrose, deixando assim o pênis torto.
Quais são os sintomas da doença de Peyronie?
O sintoma mais comum da Doença de Peyronie é, sem dúvida, a curvatura acentuada do pênis. Mas há também outros sintomas a serem observados, dentre eles:
- Nódulos que se formam na parte superior do pênis. Estes podem ser notados quando se apalpa o órgão flácido.
- Dor no pênis durante a ereção. A dor geralmente ocorre na fase aguda de inflamação da doença.
- Disfunção erétil. Esta pode ser tanto um sintoma quanto a própria causa.
- Diminuição ou afinamento do pênis. É geralmente um dos efeitos da fibrose peniana, estando relacionada a uma menor elasticidade dos tecidos do pênis.
Como tratar o pênis torto?
- No caso de doença de Peyronie, o tratamento pode ser com medicamentos, como por exemplo os corticóides, para tratar a inflamação existente no tecido peniano, além de diminuir a fibrose e melhorar a circulação do local.
- Um recurso bem eficaz é o uso de vacuoterapia, onde o pênis ereto é introduzido num dispositivo à vácuo, o qual o mantém reto por um determinado tempo. A vacuoterapia pode ser vista como exercícios, estando a doença de Peyronie presente ou não. Em ambos os casos, é mais indicada para pequenas curvaturas com o objetivo de inibir a chance de progressão desta. Os exercícios devem ser feitos com cuidado para que o homem não sinta nenhum desconforto.
- A prótese peniana pode ser indicada para corrigir a fibrose, diminuir a curvatura do pênis e a disfunção erétil. Ela é implantada cirurgicamente, onde promove maior rigidez axial após a correção da curvatura. A técnica também impede que novos traumas e fissuras sejam formados. A prótese auxilia no correto funcionamento do pênis, permitindo assim, que o homem tenha uma vida sexual ativa, plena e saudável.
- Em caso de disfunção erétil como causa raiz de curvatura do pênis, esta não deve ser negligenciada, mas sim, tratada. Muitas vezes a disfunção erétil acontece por questões emocionais.
Assim, cada caso deve ser investigado pelo médico e o tratamento é individualizado. E quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de um tratamento bem sucedido.