Micropênis: características e tratamentos

Um micropênis é um pênis de tamanho pequeno, mas sem malformação ou problema funcional. Essa condição afeta cerca de 0,06% da população masculina. É detectado desde o nascimento, se o bebê tiver o pênis menor que 1,9 cm. Em adultos, o tamanho de um micro pênis mede menos de 4 cm em repouso e menos de 7 cm na ereção.

Image

Deve-se notar que muitos homens pensam que têm um micropênis, embora este não seja o caso, simplesmente porque tendem a subestimar o tamanho do seu pênis e considerá-lo pequeno demais para seu gosto.

Tamanho de um micropênis

O micropênis pode ser confundido com o pênis enterrado, que pode ser encontrado em homens com sobrepeso. Nesse caso, devido o acúmulo de gordura na região púbica, a base do pênis fica mascarada, parecendo assim mais curto, embora seja de tamanho normal.

O que causa um micropênis?

Embora as causas sejam mal compreendidas, o micropênis está frequentemente ligado ao desequilíbrio hormonal, com produção insuficiente de testosterona.

Em alguns casos, a produção de testosterona é normal, mas os tecidos do pênis são insensíveis a ela. Assim sendo uma possível causa genética por anormalidades cromossômicas.

Fatores ambientais também podem estar envolvidos, como a exposição a desreguladores endócrinos em produtos químicos durante a gravidez, quando o feto menino estava sendo formado na barriga da mãe.

Por exemplo, uma região do Brasil onde alguns pesticidas foram usados, verificou-se ​​um aumento nos anormalidades genitais e na ocorrência do micropênis. Em um estudo com 2.710 bebês, os pesquisadores descobriram que a exposição das gestantes, antes e durante a gravidez, aos fertilizantes com altos níveis de químicas que agem como desreguladores endócrinos levaram a essas anormalidades.

Riscos associados

O micropênis não apresenta riscos à saúde e, na maioria dos casos, não está associado a deformidades. Não afeta a fertilidade ou a capacidade de sentir prazer, mas pode causar descontentamento.

Na verdade, muitos homens afetados costumam não ter autoconfiança. Eles se sentem atingidos em sua virilidade e, às vezes, têm vergonha de sua situação em relação ao parceiro sexual. Eles acham difícil ter relações sexuais satisfatórias e não acham que são capazes de dar prazer à outra pessoa.

Tratamentos para o micropênis

Veja os tratamentos disponíveis para os homens que desejam aumentar o micropênis.

Tratamento hormonal

O micropênis é frequentemente detectado desde o nascimento. Nesse caso, pode-se prescrever à criança um tratamento hormonal, que consiste em injeções de testosterona por um período de alguns meses. Isso aumenta ligeiramente o crescimento do órgão genital. Em alguns casos, o tratamento pode ser reiniciado perto da puberdade. No entanto, o comprimento do pênis ainda permanece abaixo da média, na maioria das vezes. Um estudo sugere que um tratamento bem-sucedido acrescenta pelo menos 3,5 cm de comprimento.

Cirurgia para aumentar o pênis

Operações cirúrgicas podem ser realizadas, mas os resultados obtidos nem sempre são satisfatórios. Por exemplo, é possível cortar o ligamento suspensor do pênis, fazendo-o parecer maior. Também é possível fazer injeções de silicone ou de gordura retirada do próprio paciente, o que possibilita principalmente o aumento do diâmetro.

Extensor peniano

Extensores de pênis são dispositivos usados ​​no pênis em repouso. Eles exercem uma força de tração e alongam o pênis, o que permite a longo prazo ganhar um pouco de comprimento, tanto no estado flácido quanto na ereção.

Perguntas e respostas sobre micropênis

Muitos homens se preocupam se seu micropênis será o suficiente para o sexo, mas saiba que sim, uma vez que são perfeitamente funcionais. O prazer envolvido pode ser o mesmo. Para exemplificar sobre esse e outros questionamentos respondemos algumas dúvidas interessantes sobre o micropênis, confira!

1. A masturbação é diferente em homens com micropênis?

Pode ser! Como você pode imaginar, envolver um pênis de alguns centímetros com a mão é mais complicado, então os homens podem escolher usar apenas alguns dedos para se masturbarem.

Alguns homens com micropênis optam por não se masturbarem da maneira tradicional. Em vez disso, eles se esfregam contra um colchão ou travesseiro, ou ainda esfregam o pênis no corpo da parceira, especialmente nos seios, na vulva e no clitóris.

2. Uma mulher namora com um homem de micropênis?

Algumas mulheres não vão, mas outras sim. As respostas de mulheres em sites como Reddit e BuzzFeed, cujos parceiros tinham pênis menores, indicavam que muitos desses parceiros eram ótimos com as mãos e a boca, talvez para "compensar" a falta no tamanho do pênis. Quando os relacionamentos terminavam, tinha mais a ver com inconsistências românticas, egoísmo sexual ou inseguranças dos homens pelo receio de não satisfazerem a mulher.

O homem que tem essa condição provavelmente tem um pouco de ansiedade em relação ao sexo. Às vezes, a ansiedade de desempenho também pode contribuir para a disfunção erétil. Então, nosso conselho para esse homem é: relaxe e curta sua sexualidade!

3. O que os homens pensam ao ver o micropênis de outro cara?

É normal que os homens tomem banho no vestiário sem se importar se o colega ao lado está nu também. Mas a verdade é que os homens observam o tamanho do pênis do colega como uma forma de curiosidade, ou até para saber se o dele é maior e alimentar um pouco o ego. Isso é normal e comum. Mas homens com micropênis podem ficar nervosos ao usar vestiários ou banheiros públicos, já que o tamanho do seu membro é exibido para todos no local.

A solução é não se deixar intimidar, ou então usar o box ou urinar sentado, para que ninguém possa ver, caso uma situação assim seja muito ruim, emocionalmente falando, para o homem.

4. Como o peso corporal afeta o micropênis?

Às vezes, os homens ou meninos ficam preocupados com o fato de que seu pênis é pequeno, mas o excesso de peso ou a obesidade podem fazer com que o pênis pareça proporcionalmente menor, porque há muito tecido adiposo ao seu redor "escondendo" o corpo do pênis.

Esta condição é na verdade conhecida como pênis enterrado, como já mencionado anteriormente. A cirurgia pode ser uma opção para esses homens. Mas perder peso ajuda muito!

5. É possível ficar sexualmente satisfeito com um micropênis?

A boa notícia para os homens com micropênis é que a função sexual geralmente não é prejudicada. Tudo que torna um homem bom de cama se aplica aqui, e não é sobre tamanho do pênis que estamos falando.

Sexo não gira entorno só de penetração. Existem outras coisas que podem ser melhor exploradas, como o sexo oral na mulher, masturbação mútua, tocar as zonas erógenas femininas, beijos quentes e muito mais. O que faz um bom amante é o conjunto da obra, não o tamanho pênis.

6. Os brinquedos sexuais podem ser usados?

Sem dúvidas! Muitos homens com micropênis acabam sendo criativos em agradar suas parceiras. Alguns brinquedos e acessórios sexuais ajudam muito, como por exemplo, um vibrador ou um anel peniano, este último consegue aumentar a ereção do pênis por aumentar o sangue da região. Há anéis penianos que são ajustáveis, podendo ser usados no micropênis tranquilamente.

7. Existe camisinha para micropênis?

Sim, existe! Um homem pode e deve usar preservativo, mesmo com um micropênis, para se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis ou a gravidez inesperada. Na internet é mais fácil encontrar camisinhas adequadas ao micropênis.

Outra opção é o preservativo feminino. Este é a solução perfeita, caso o homem tenha dificuldade em encontrar uma camisinha masculina ideal.

Alguns casais precisam de tempo para se acostumar com o preservativo feminino, mas vale a pena para sua saúde e tranquilidade!

8. Quais são as melhores posições sexuais para fazer com um micropênis?

Assim como em qualquer outro caso, algumas posições funcionam melhor do que outras. A posição Cowgirl ou Cowgirl Invertido, onde a mulher vai por cima é uma das melhores. A tradicional Mamãe e Papai também vai bem.

Algumas mulheres gostam de ir por cima com o homem sentado numa cadeira. Essa posição maximiza o prazer delas, especialmente se os orgasmos são predominantemente pela estimulação do clitóris.

A posição Cachorrinho, famosa de 4, também pode ser muito boa.

Travesseiros podem ser uma ajuda sexual para levantar os quadris do homem quando este está deitado de costas, já que isso trás o seu corpo mais para perto do da mulher. O segredo está em encontrar o ângulo correto.

9. Existem benefícios em ter um micropênis?

Sim! Algumas mulheres preferem sexo com um pênis menor. Para essas mulheres transar com um homem de micropênis é mais seguro, visto que elas não terão o risco da dor de uma penetração profunda com um pênis grande.

Além do mais, para elas fazer boquete em um micropênis é mais fácil e a mandíbula não se cansa rapidamente. O micropênis também é o ideal para o sexo anal, já que diminui a chance de desconforto na penetração por trás.

Conclusão

Embora a vida, às vezes, nos impõe certas condições que parecem difíceis de lidar, como por exemplo ser dotado de um micropênis. Mas saiba que nem tudo está perdido, sempre podemos nos adaptar às situações.

O micropênis não impede o homem de ter orgasmos, de ter filhos ou de dar prazer à parceira. Há pênis de todos os tamanhos, formas e cores. E para o homem que tem o órgão genital menor, isso não deve ser um impeditivo de ser feliz e viver plenamente a sua sexualidade.

Referências:

  • Sultan, Charles, et al. "Ambiguous genitalia in the newborn." Seminars in reproductive medicine. Vol. 20. No. 03. Copyright© 2002 by Thieme Medical Publishers, Inc., 333 Seventh Avenue, New York, NY 10001, USA. Tel.:+ 1 (212) 584-4662, 2002.
  • Hatipoğlu, Nihal, and Selim Kurtoğlu. "Micropenis: etiology, diagnosis and treatment approaches." Journal of clinical research in pediatric endocrinology 5.4 (2013): 217.
  • Gaspari, Laura, et al. "High prevalence of micropenis in 2710 male newborns from an intensive‐use pesticide area of Northeastern Brazil." International journal of andrology 35.3 (2012): 253-264.