Qual é o tamanho e a grossura normal do pênis? Descubra a média peniana
A necessidade de ser "normal" é comum. Quando se trata do tamanho do pênis, pode se tornar uma verdadeira fonte de desconforto para os homens.
Uma equipe de pesquisadores reuniu dados de vários homens em um estudo científico para definir a "normalidade" de um pênis. Este trabalho, publicado na revista especializada em urologia BJU International, pode ser útil para aconselhar homens preocupados com o tamanho de seu membro, que às vezes, chegam ao ponto de sofrerem de dismorfobia (medo excessivo de um defeito corporal).
Qual é o tamanho normal do pênis?
Com as medidas em mãos, o Dr. David Veale do King's College London e seus colegas criaram, usando uma análise de estudos médicos selecionados, um diagrama gráfico que representa o tamanho de um pênis em repouso ou ereto, incluindo as variações normais.
Ao realizar essa pesquisa, os médicos britânicos utilizaram 20 estudos incluindo mais de 15.500 homens, cujos pênis foram medidos de acordo com um procedimento padronizado por profissionais de saúde.
De acordo com o estudo, o comprimento do pênis em repouso é em média 9,16 centímetros (cm) e 13,24 cm se esticado em repouso. Na ereção, seu comprimento médio é de 13,12 cms. A média da circunferência do pênis vai de 9,31 cm em repouso a 11,66 cm na ereção. Além disso, verificaram que existe uma correlação "bastante fraca" entre o comprimento do pênis ereto e a altura do homem, de acordo com os autores.
Devo preocupar com o tamanho do pênis?
Conforme o estudo, não existe a necessidade de se preocupar de maneira excessiva com o tamanho do pênis, visto que, a maioria dos homens possui um tamanho dentro da média peniana.
Exemplificando, 6 em cada 10000 homens podem, de fato, ter o pênis fora do comprimento normal. Isto corresponde apenas a 0,06% da população masculina.
Todavia, se o tamanho lhe incomodar, veja os métodos disponíveis para aumentar o tamanho do pênis.
A maioria dos homens considerados nessa análise são europeus e do Oriente Médio. Portanto, é impossível tirar conclusões sobre diferenças no tamanho do pênis de acordo com as origens geográficas, como observaram os autores.
Mesmo se tendo agora uma boa ideia do tamanho médio do pênis, os autores recomendam que mais estudos devem continuar a explorar este assunto.