Descubra 9 causas para a falta de libido masculina
Considerada ainda um tabu, a queda da libido masculina é mais presente do que se possa imaginar. Embora nossa sociedade nos faça pensar o contrário, a falta de apetite sexual é uma situação bastante corriqueira.
O que é libido?
A libido é o desejo sexual. Em algumas pessoas, a libido é quase inexistente, enquanto em outras, é bastante exacerbada.
Quando se refere a baixa libido?
A queda da libido nos homens é muito comum com o avanço da idade e pode variar com o tempo e as experiências pessoais. No entanto, vamos falar de transtornos do desejo, ou seja, quando o problema já está instalado há pelo menos 3 meses, onde a pessoa afetada sofre com essa situação.
Quais são as causas da baixa libido masculina?
As causas da baixa libido são múltiplas e exclusivas para cada pessoa. Embora a queda da libido seja natural e progressiva com a idade, também pode ser um sinal de problemas de saúde que ainda não foram detectados.
1 - Questões psicológicas
O aspecto psicológico afeta a maioria da população. Muitas vezes, influencia o nosso dia-a-dia, mesmo nos momentos mais íntimos.
2 - Estresse
Como acontece com qualquer pessoa, o estresse da vida cotidiana pode ser um dos principais fatores da queda da libido. Afetando diretamente o nível de testosterona, um homem altamente estressado pode experimentar uma perda significativa do desejo sexual.
Portanto, não é incomum que um homem seja capaz de recuperar sua libido depois de um fim de semana de descanso ou de tirar férias, porque fica menos estressado e menos ocupado com as preocupações do dia-a-dia.
3 - Má qualidade do sono
Em geral, os distúrbios do sono estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Muitos estudos foram realizados para entender melhor o impacto da falta de sono em nossa saúde.
Hoje, sabemos que basta uma semana de sono restritivo, equivalente a 5 horas por noite, para reduzir o nível de testosterona nos homens em 10 a 15%.
4 - Depressão
As pessoas com depressão costumam ser vítimas da falta de interesse em várias atividades, como o sexo. A diminuição da libido ocorre por meio de uma queda considerável na auto-estima, levando a um total desinteresse pelo prazer.
5 - Andropausa
A andropausa é um conjunto de sintomas nos homens à medida que envelhecem, sendo caracterizada principalmente por uma diminuição nos níveis de testosterona. Em particular, é uma das principais razões para a queda da libido em homens com mais de 45 anos.
6 - Impacto hormonal
A testosterona apoia a produção de esperma, o desenvolvimento da massa muscular e a regulação geral de energia. Quando a taxa desse hormônio está baixa por qualquer que seja o motivo, uma queda na libido pode ser percebida.
7 - Doenças crônicas
Normalmente, quando convivemos com uma doença crônica, tendemos a não nos sentir bem. Na verdade, devido à dor recorrente que uma doença crônica pode causar, o desejo sexual é atingido.
Além de uma possível dor física associada, algumas doenças crônicas ainda têm uma grande influência nos níveis de testosterona, como:
- Diabetes tipo 2;
- Obesidade;
- Colesterol alto;
- Insuficiência renal;
- Hipertensão arterial;
- Problema da tireóide.
Todas essas doenças requerem medicação regular, onde os efeitos colaterais do tratamento também pode ter um impacto significativo na libido.
8 - Síndrome das pernas inquietas
A Síndrome das Pernas Inquietas é um distúrbio neurológico que causa um desejo irresistível de mover as pernas. Também chamada de impaciência noturna, costuma se manifestar durante a noite como desconforto nos membros inferiores gerando sensações desagradáveis. Essa síndrome é considerada uma das causas da queda da libido masculina e da disfunção erétil.
9 - Medicamentos
Infelizmente, alguns medicamentos podem diminuir os níveis de testosterona resultando em baixa libido. Medicamentos como antidepressivos, drogas anticâncer, bloqueadores beta e etc. podem causar o efeito colateral de diminuição do desejo sexual.
Como tratar a falta de libido masculina
Existem alguns meios para se aumentar o desejo sexual em homens, sendo:
- Fazer terapia com psicólogo, sendo a terapia individual ou para o casal, caso a fonte da falta de desejo sexual venha de questões emocionais;
- Outra alternativa é o tratamento por reposição de testosterona, geralmente na forma de injeções, caso a diminuição da libido tenha origem neste hormônio sexual;
- Suplementos naturais também podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona, neste caso são mais efetivos como tratamento coadjuvante.