Os homens quando terminam - A mente masculina em meio a um término de relacionamento
Uma das principais perguntas que os rapazes fazem depois que um relacionamento termina é: Como os homens lidam com o término? Isso faz sentido quando se considera que a maioria de nós não gosta de falar sobre nossos sentimentos.
Ao contrário do que é retratado na cultura popular, a maioria dos homens não usa a bebida para lidar com o rompimento.
Dito isso, muitos se percebem entrando em novos relacionamentos, às vezes, apenas algumas semanas após a separação. Já outros, desenvolvem um apetite sexual voraz, usando o contato físico como uma distração emocional.
Você já deve ter ouvido algo parecido com "Quando o homem termina um relacionamento, ele passa para a próxima garota. Já as mulheres sofrem e ficam sozinhas mais tempo."
Ou então "Os homens superam términos mais rápido" e "É fácil para eles se separarem porque eles não ficam emotivos".
Tenho certeza que você já ouviu variações dessas frases. Parte disso é verdade. Outras nem tanto. Vamos entender melhor a seguir.
Independentemente do que você possa ler em outro lugar, saiba que rompimentos são difíceis para os homens também. Assim como qualquer outra pessoa, eles têm emoções. Embora você nunca possa ver, alguns até choram - aquela história de que homem não chora não cola aqui.
A diferença entre como os homens e mulheres lidam com o término, é que depois que as coisas acabam, os homens tendem a esconder seus sentimentos do mundo.
Quanto maior o apego a um interesse romântico, mais irracional eles (inicialmente) agem em relação a uma ex-companheira (Mosher & Tompkins, 2010).
Não estou dizendo que isso é verdade para todos os homens. Afinal, não somos um grupo monolítico. Mas é um comportamento exibido por muitos como um meio de enfrentamento da dor emocional.
Você pode estar se perguntando por quê?
É simples - os homens precisam parecer imunes à dor porque é assim que eles são ensinados a reagir. Muito disso está ligado às características típicas do macho alpha e à necessidade de parecer sempre no controle.
Tudo isso nos leva às 10 abordagens estratégicas mais comuns adotadas pelos homens como parte do desligamento relacional, ou seja, quando eles passam por processos de términos de relacionamento, independente de quem foi a atitude de terminar.
Tudo isso é só para você entender um pouco mais a mente masculina.
1. Evitar contato: Uma pesquisa descobriu que a diminuição do contato é o método preferido dos homens após um término (Baxter, 1982).
Eles costumam empregar essa tática quando a intimidade com uma companheira era baixa e há pouca probabilidade de manter uma amizade após o término.
2. Distorção da verdade: Alguns homens se envolvem em várias formas de distorção como uma estratégia pós-separação. Os exemplos incluem dizer aos amigos: "Estou bem" ou "Nunca gostei dela de verdade".
O objetivo é reforçar a mensagem interna de ser inatingível, mesmo que ele esteja sofrendo.
3. Retirada de suporte: Ainda outra maneira dos homens lidarem com separações é cortando lentamente o suporte emocional. Aqui, o homem ficará menos disponível para conversar, discutir problemas e oferecer qualquer conforto à ex.
Dessa forma, o homem está dizendo a uma ex (indiretamente) que a valoriza menos. Esta é uma escolha consciente por parte dele e foi projetada para funcionar como um escudo emocional.
4. Dar um tempo permanente: De muitas maneiras, esta é uma estratégia cruel usada por alguns homens. Aqui, o cara pode dizer algo como: "Talvez devêssemos dar um tempo, dar espaço um ao outro".
Quando você traduz isso para a linguagem masculina, é quase uma aposta infalível que ele está cancelando as coisas. Além disso, é a maneira dele de diminuir a sua dor emocional.
5. Agir como um idiota: Ao empregar essa tática, o homem se tornará deliberadamente desagradável, rude, argumentativo e francamente desagradável. Os comportamentos são projetados para enviar a mensagem: "Você me machucou, agora eu vou te machucar."
Quanto mais intenso esse comportamento, maior é o nível de dor de um homem. De muitas maneiras, essa abordagem paradoxal o faz se sentir pior devido a intensos sentimentos de culpa.
A única exceção a isso seria se o cara for narcisista ou sociopata.
6. Término direto: este é exatamente o que parece; um fim repentino para o romance. A decisão é anunciada arbitrariamente pelo homem e pode acontecer cara a cara, por mensagem de texto ou e-mail.
Os homens que adotam essa abordagem geralmente são muito diretos e canalizam as características alpha.
7. Namorar outras pessoas: Uma abordagem que alguns caras usam é sugerir que ambas as partes do relacionamento namorem outras pessoas. Um comentário típico poderia ser: "Talvez você devesse tentar namorar outro cara."
Aqui, o homem está tentando provocar uma separação. Isso é uma maneira de dizer que ele vai procurar em outro lugar e que a mulher também deveria fazer o mesmo.
8. Justificativa: Em relacionamentos com caras que exigem um alto grau de autonomia, frequentemente vemos a estratégia de justificativa empregada para terminar um relacionamento.
Exemplo: "Estamos nos tornando muito dependentes um do outro e isso não é saudável."
Esse método usado quando um cara não está pronto para se estabelecer ou tem problemas com o compromisso.
9. Jogo da culpa: Quando os ciclos de negatividade se tornam um padrão, às vezes, o homem vai buscar a abordagem do jogo da culpa. Este é mais usado do que você imagina.
Um exemplo pode ser um casal que começa a falar sobre seus problemas. Incapaz de assumir responsabilidades (ou relutância em assumir), o homem vai colocar a culpa de tudo na companheira com o objetivo de fazer com que as coisas acabem.
10. Adeus negociado: Uma maneira do homem terminar um relacionamento com uma companheira é por meio de negociações. Essa abordagem é a ideal porque dá a ambas as partes uma chance de comunicação de apoio.
Infelizmente, não é usada com frequência pelos homens porque, para fazer isso, eles precisam ser emocionalmente vulneráveis. Quando isso acontece, geralmente ocorre em relacionamentos de longo prazo.
Além disso, os homens negociam quando ambas as partes sabem que as coisas acabaram há muito tempo, mas ninguém quer admitir.
O homem depois que termina um relacionamento
Geralmente tudo que os homens fazem pós-término, é tentar evitar o "drama". Quando você decodifica isso na linguagem masculina, significa: "Eu não quero que vire algo emotivo".
Como resultado, alguns optam por cortar todo o contato com a ex. Esta é uma ramificação da abordagem de evitar contato mencionada anteriormente.(Vilhauer, 2015).
Muitos homens agem como se a ex não existisse para eles. Essa é uma estratégia usada, principalmente para evitar atender as ligações da ex companheira.
Quando os homens fazem isso, eles propositalmente não querem sinalizar qualquer reação emocional à separação. E se por acaso forem conversar de novo, as conversas são enfadonhas, monótonas e desprovidas de sentimento.
Você já notou que muitos homens imediatamente se apegam a outra pessoa logo após o término?
É importante afirmar que os homens não são os únicos que fazem isso. As mulheres também podem se envolver imediatamente com alguém logo após uma separação.
Mas para os homens isso é muito mais comum.
Normalmente referida como a pessoa "step", a mulher a quem o homem recentemente se apegou atua como uma distração temporária.
Infelizmente para a mulher que está com esse homem, o relacionamento está condenado desde o início. Isso porque, mais cedo ou mais tarde, o homem acabará percebendo que os benefícios do novo namoro duram pouco.
Isso ocorre porque, ao longo do tempo, os sentimentos não resolvidos que o homem guarda do relacionamento anterior começam a vir à tona.
Desta forma, os homens estão realmente em desvantagem quando pensam em longo prazo, já que é muito mais sábio lidar com seus sentimentos aqui e agora do que fingir estar muito bem.
Por outro lado, as mulheres estão muito mais bem equipadas para trabalhar emocionalmente e processar os sentimentos de perda, para que seu próximo relacionamento não seja sobrecarregado com a bagagem anterior.
Muitos homens se apoiam na ideia de sair por aí "pegando geral" depois de um término. Esta não é uma abordagem de todo ruim. Na verdade, pode haver alguns benefícios restauradores nessa epóca de sexo casual.
É importante ressaltar que os homens estão programados para buscar contato físico. E não estou dizendo isso apenas para oferecer aos caras uma permissão para agirem assim.
Mas esse comportamento se torna prejudicial à saúde quando é usado como um curativo para tratar inadequadamente a dor emocional de longa data. Em última análise, os sentimentos não resolvidos precisam ser tratados se o homem quiser entrar em um relacionamento futuro mais forte (e mais sábio).
Com o tempo, os homens eventualmente chegam a um ponto de autoavaliação e passam a entender que conexões superficiais e apenas físicas com outras pessoas, não consertam realmente aquilo que os aflige.
Para que isso aconteça, o homem precisa estar disposto a olhar para si mesmo pelas lentes da autocompaixão e se autoavaliar.
Para finalizar, saiba que quando os homens se separam sentem uma dor real.
De acordo com pelo menos um estudo conduzido pela Binghamton University, os homens muitas vezes nunca "superam" um término. Em vez disso, eles simplesmente se adaptam a nova realidade (Stauffenberg, 2015).
Conclusão
Espero que você tenha achado o material compartilhado neste post útil. Se você é um leitor do sexo masculino, agora você tem uma nova visão sobre como alguns homens lidam com o fim de um relacionamento.
E se você é a ex-namorada de um cara, muito do que foi apresentado aqui provavelmente serve como confirmação para coisas que você há muito já suspeitava.
Referências:
- Baxter, Leslie A. "Strategies for ending relationships: Two studies." Western Journal of Communication (includes Communication Reports) 46.3 (1982): 223-241.
- Mosher, Donald L., and Silvan S. Tomkins. "Scripting the macho man: Hypermasculine socialization and enculturation." Journal of Sex Research 25.1 (1988): 60-84.
- Stauffenberg, J. (2015, 11 de agosto). Men can never really get over a relationship, the study says. Obtido em https://www.independent.co.uk/life-style/love-sex/men-may-never-truly-get-over-a-relationship-breakup-says-study-10450413.html