Como ter um relacionamento plenamente feliz?

Os relacionamentos, como em qualquer interação social humana, são bastante confusos. Eles têm maneiras diferentes de ter sucesso, há maneiras diferentes de pensarmos que tiveram sucesso e um milhão de maneiras diferentes de falhar. Mas existe um padrão subjacente nos relacionamentos. Certos elementos estabelecem uma forte conexão emocional e um relacionamento estável, enquanto outros o destroem.

O segredo para ter um relacionamento feliz e duradouro

É como a citação de Leon Tolstoi: "Todas as famílias felizes são iguais; cada família infeliz é infeliz à sua maneira." Então, vamos explorar os elementos que criam um "relacionamento feliz", mas para isso, precisamos abordar os tipos de relacionamento que temos. Existem três tipos diferentes de relacionamento: codependente, independente e interdependente.

Relacionamento codependente

Cerca de 90% das pessoas no mundo vivenciam nas interações do dia-a-dia o relacionamento codependente. Esses relacionamentos codependentes não são apenas uma classificação para relacionamentos românticos, mas também para todos os relacionamentos que temos. Família, amigos e até relações de negócios podem se enquadrar nesta categoria.

Um relacionamento codependente é aquele em que ambos os lados não são bons o suficiente ou completos sozinhos, de modo que precisam encontrar outra pessoa (um membro da família, um amigo ou um namorado ou namorada) para preencher um vazio neles e torná-los inteiros.

Se isso soou romântico em sua cabeça, significa que a grande mídia teve sucesso. Todos os filmes românticos que vimos tiveram um relacionamento codependente como o principal tipo de relação. E pior ainda, eles mostram esse tipo de relacionamento como sendo bem-sucedido, feliz e gratificante! Esta é uma das coisas mais prejudiciais que existem.

Porque há uma infinidade de caras como você e eu que cresceram pensando que esses filmes nos mostraram o que precisamos saber e como devemos nos comportar para sermos felizes. E os filmes sempre retratam algum cara super inseguro que de uma forma milagrosa pega a garota, perde a garota e consegue a garota de volta, o tempo todo tendo tanto drama em torno dele, dela e de toda a relação.

Mas o motivo pelo qual Hollywood retrata dessa forma é por conta do drama. Um relacionamento codependente é cheio de drama, coisas loucas e inesperadas acontecendo o tempo todo. Eles são simplesmente divertidos de assistir porque há um milhão de motivos pelos quais eles podem dar errado (lembre-se da citação de Tolstoi).

Mas vamos ver o que realmente cria um relacionamento codependente.

Todos nós temos, de uma forma ou de outra, uma relação de codependência. Quando você é uma criança não é autossustentável, ou seja, precisa de seus pais para lhe dar abrigo, fornecer-lhe comida e água apenas para que possa sobreviver.

Mas o problema ocorre quando transferimos esse tipo de comportamento em nossos relacionamentos mais tarde. Quando você está começando a crescer e ainda exibe comportamentos de uma criança, certamente terminará em um relacionamento de codependência, se não com seus pais, então com outras pessoas ao seu redor.

Pessoas codependentes não são autossuficientes, geralmente vivem em um estado de falta de controle de suas vidas, têm uma profunda mentalidade de vítima (outra pessoa é responsável pela minha vida) e reclamam muito. Isso significa que todas as nossas necessidades devem ser atendidas por outra pessoa, porque nós, como indivíduos, não somos capazes de fazer isso por nós mesmos.

Procuramos alguém que nos ame porque não nos amamos. Procuramos alguém que nos dê um emprego porque queremos que outra pessoa seja responsável por nós. Procuramos amigos que só nos dirão coisas boas, porque de outra forma, nossa autoconfiança se despedaçaria.

E quando você vira para a esquerda e para a direita, você vê pessoas assim em todos os lugares, o tempo todo, certo?! A razão para isso é porque é fácil!

Se eu dissesse agora que não é sua culpa onde você está na vida, você se sentiria à vontade. Porque haveria outra pessoa para quem poderíamos apontar o dedo. Mas se eu dissesse que não é sua culpa onde você está na vida, mas com certeza é sua responsabilidade, você não ficaria tão calmo. Porque você não seria capaz de apontar o dedo para ninguém além de si mesmo.

Um relacionamento codependente é o mesmo - você sempre culpa a outra pessoa quando as coisas dão errado, ela nunca o ama ou respeita o suficiente e toda a culpa por tudo em um relacionamento é sempre dela.

Relacionamento independente

Quando você assume a responsabilidade por tudo o que acontece em sua vida, você alcançará o estágio 2 - o relacionamento independente. Finalmente saímos da maioria das pessoas e entramos em uma pequena parte da população; meros 10% das pessoas vivenciam relacionamentos independentes.

Algumas pessoas chamariam isso de uma escala em que os extremos são relacionamentos codependentes e independentes, mas eu discordo. E a razão é porque é preciso crescer como pessoa para alcançar um relacionamento independente, enquanto os codependentes são um estado padrão do mundo.

Temos um relacionamento independente quando ambos os lados são totalmente independentes e podem cobrir todas as suas necessidades quase que sozinhos. Eles têm o mais profundo respeito e amor por si mesmos e são autossuficientes.

Um relacionamento independente é o que acontece quando duas pessoas que trabalham e crescem se encontram e estabelecem uma relação. Isso acontece com amigos e relacionamentos românticos também.

É quando você internaliza a citação de Jim Rohn "O maior presente que você pode dar a alguém é o seu próprio desenvolvimento pessoal." Eu costumava dizer: "Se você cuidar de mim, eu cuidarei de você." Agora eu digo, eu vou cuidar de mim por você, se você cuidar de você por mim."

Mas existem certos problemas que ocorrem aqui e está relacionado com pessoas independentes.

Vou contar a você por que é 10 vezes melhor do que o relacionamento codependente, mas 10 vezes pior do que os relacionamentos interdependentes, que abordaremos a seguir.

Quando você assumiu total responsabilidade por sua vida e viu o mundo como o lugar onde você tem controle, tudo mudou. Você começou a ver tudo com olhos diferentes e de repente, você tinha o controle sobre sua vida. Você se tornou proativo, iniciou novos negócios e hobbies e, em geral, escolheu o que você queria.

Você se sentiu tão poderoso que pensou que era a melhor sensação do mundo. Você se ama e se respeita, tem autoconfiança e acha que basta. Mas o problema é que você não pode fazer tudo sozinho. É como a citação de Werner Heisenberg que afirma "O primeiro gole do copo de ciências naturais vai transformá-lo em um ateu, mas no fundo do copo Deus está esperando por você."

Você percebe que há certas áreas de sua vida em que precisa perder o controle e desistir do controle. Porque você não pode fazer isso sozinho e precisa de outra pessoa para criar algo maior com você. É como encontrar seu propósito. Embora parece ser o seu propósito, na verdade não é, mas sim algo que pertence a uma força superior na qual você acredita.

E quando você abre mão do controle, você finalmente entra no estágio 3 - o relacionamento interdependente.

Relacionamento interdependente

E finalmente chegamos ao melhor dos melhores, o tipo de relação praticada apenas por 1% da população mundial - a relação de interdependência.

Um relacionamento interdependente é aquele em que ambos os lados são autossuficientes, se amam e se respeitam, mas decidem compartilhar suas vidas com outra pessoa para criar um efeito sinérgico maior do que a soma de suas partes. Este tipo de relação é a respsta para como ter um relacionamento saudável.

E o exemplo mais fácil de sinergia que eu poderia dar a você é ter um bebê. Você tem um homem e uma mulher (que são duas pessoas) que criam uma terceira pessoa, um bebê, que é algo que eles não poderiam fazer sozinhos, normalmente.

Os relacionamentos interdependentes são um lugar de amor próprio e respeito, não apenas por você mesmo, mas pela outra pessoa. Você não precisava amar a outra pessoa, você escolheu amar essa pessoa. Você deliberadamente deixa essa pessoa entrar em sua vida e decide se compartilhar no relacionamento. Esta é a maior diferença entre um relacionamento independente e interdependente. Isso é que ter felicidade no relacionamento!

As pessoas independentes pensam que podem fazer tudo sozinhas, enquanto as pessoas interdependentes sabem que não podem e escolhem cuidadosamente as pessoas que podem ter um efeito sinérgico em suas vidas. Trata-se de escolher tanto com a cabeça quanto com as emoções.

Vamos de mais um exemplo: se você ama uma garota, mas ela é viciada em drogas há 3 anos e não conseguiu várias tentativas de reabilitação, você fica com essa pessoa? Se você fizer isso, o seu relacionamento é codependente, onde nenhum de vocês pode contar um com o outro porque as drogas estão cobrando seu preço.

Não quer dizer que você não deve ficar com as pessoas quando elas estão tendo problemas na vida. Ao contrário, você precisa ficar e ajudá-las, mas apenas se perceber que há um desejo de mudar isso.

A última citação, ou melhor ainda, o axioma, que usarei neste artigo é o famoso Jim Rohn, "Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo". Portanto, tenha muito cuidado com quem você gasta seu tempo, porque de uma forma ou de outra você acabará como essas pessoas.

Conclusão

Vimos os três tipos diferentes de relacionamento - codependente, independente e interdependente. Agora você tem uma maneira clara de como chegar ao relacionamento interdependente e viu as vantagens de alcançar esse estágio.

Ter uma relação interdependente é a resposata para como ser feliz no relacionamento em todas as áreas e, claro, ser feliz no amor.