Você é um homem tímido na conquista? Domine o medo de falar com uma mulher
Você está tomando cerveja com seus amigos em um bar, rindo pra caramba e curtindo o seu tempo. Então, de repente, ela entra e todos os seus amigos, incluindo você, ficam em silêncio imediatamente. Você olha para ela e por um lado louva ao Senhor por dar ao mundo tal beleza, mas por outro lado amaldiçoa o fato de que ela teve que entrar neste exato bar, neste exato momento.
Porque você sabe o que isso significa. Você quer ir lá e falar com ela. Você olha para seus amigos e eles têm a mesma ideia - você pode notar isso em seus olhos. Mas suas mãos começam a suar, sua respiração fica pesada e começa a engolir em seco.
A ansiedade se instala e o impede de se mover da cadeira para falar com a garota. É paralisante, petrificante e você absolutamente odeia do fundo do seu coração.
Mas não se desespere, porque existe uma maneira de lidar com a ansiedade de aproximação. Os homens têm feito isso há anos e não, não envolve ficar bêbado e depois não se lembrar do que você fez durante metade da noite.
Estou falando sobre como abordar sóbrio e conversar com uma mina linda no bar, no clube, na festa ou na rua. Outros já conseguiram, você também pode.
Mas antes de entrarmos nas dicas e estratégias, precisaremos reformular nossa maneira de pensar sobre a ansiedade de aproximação. E para fazer isso, vamos ter uma lição de história do comportamento humano.
Portanto, relaxe e prepare-se para desfrutar da leitura da evolução da ansiedade de aproximação, como pensar sobre isso e, no final, como lidar com isso.
Ansiedade de aproximação
Nós, humanos, vivíamos em tribos com cerca de 50-150 pessoas, indo caçar juntos, compartilhando comida, água e abrigo.
Mas nossa espécie, Homo Sapiens, é um animal social e isso significa que não compartilhamos apenas necessidades vitais. Compartilhamos nossas vidas.
Então imagine que você vivia em uma tribo naquela época e, dentre essas 100 pessoas, você avista uma linda garota. Você quer se aproximar dela e ir falar com ela (estilo tribal) e fazer sexo com ela. Então você se aproxima e descobre que a garota é na verdade a garota do chefe, mas você não sabia disso.
As repercussões? O chefe tribal e seus capangas o espancam até a morte ou o expulsam da tribo.
Se você acha que ser expulso da tribo não soa tão ruim, pense no que isso realmente significa. Sem comida, sem água, sem abrigo, sem maneira de se defender contra animais selvagens, sem ajuda de outras pessoas de sua tribo; e se você encontrar outras pessoas de tribos diferentes, há quase 100% de chance de matá-lo. De repente, ser espancado até a morte não parece tão diferente do que ser expulso da tribo. Isso é porque não é.
Então nossos ancestrais costumavam olhar para essas situações (o que definitivamente acontecia) e pensavam por si mesmos "Uau, eu não vou fazer isso nunca na minha vida. Uma abordagem errada e eu perco a cabeça."
E aí você tem essa forma de pensar por cerca de 100 mil anos e esse medo de se aproximar das garotas vai ficando ao longo do tempo. Até hoje, todo homem tem ansiedade de aproximação porque está enraizado na biologia evolutiva. Era uma forma de sobrevivermos à dura realidade do mundo daquela época.
Mas não vivemos mais em tribos. E sim, você, eu e todo mundo sabemos disso. Mas nossos cérebros não. Este órgão ainda pensa que vivemos na era tribal porque ele não consegue acompanhar o ritmo acelerado de nosso crescimento tecnológico e civilizacional.
Mesmo que a ansiedade de aproximação seja muito real, por outro lado, é uma besteira total. E aqui está o que quero dizer com isso.
Você vive em um mundo seguro hoje e ninguém vai expulsá-lo da tribo (ou matá-lo) porque você se aproximou de uma garota. Então, objetivamente, não há razão para termos medo disso. Esse medo não é justificado e vive apenas em nossas cabeças. Mas isso não o torna menos real.
A maneira de pensar sobre a ansiedade de aproximação não é como uma emoção de medo, mas como uma emoção de excitação.
O exemplo é que se alguém colocasse uma arma na sua cabeça, provavelmente você sentiria medo. E se você estivesse subindo em uma montanha-russa e prestes a cair, provavelmente sentiria o mesmo. Mas você não diria que está com medo, mas sim com empolgação. São os mesmos macanismo químicos no cerébro que sentimos, mas os interpretamos de forma diferente.
A maneira de pensar sobre a ansiedade de aproximação é que esta é uma situação em que você tem a chance de se destacar, de ter sucesso. Você acaba de receber uma oportunidade, uma situação em que suas habilidades são entregues e a maneira como você se comportará serão realmente importantes.
E o melhor é que não há desvantagens para isso. Porque se você for rejeitado, absolutamente nada acontecerá. Mas se você não for rejeitado, você pode acabar com o melhor sexo da sua vida ou com uma namorada incrível ou até mesmo com uma pessoa com quem você vai passar o resto da sua vida.
Então agora que sabemos por que temos ansiedade de aproximação e que tipo de mentalidade devemos ter sobre isso, é hora de entrar na natureza técnica de como lidar com essa ansiedade.
Lidando com a ansiedade de aproximação
A ansiedade de aproximação não é algo que você conserta da noite para o dia e provavelmente a terá pelo resto de sua vida. Mas, como vimos acima, vemos isso agora como um desafio, não como uma situação de medo.
Existem algumas maneiras de lidar com esse desafio, mas algumas não funcionarão para você, enquanto outras serão perfeitas. Se você é um homem tímido e tem timidez para namorar, aqui estão as quatro maneiras que você pode seguir para lidar com a ansiedade de aproximação. Uma ou outra fará sentindo para você. Confira:
- 1. Entenda que é algo biológico
- 2. Reformule a sua abordagem
- 3. Use pressão social
- 4. Mude seu estado emocional
Já sabemos que nossas mentes podem afetar nossos corpos, mas também que nossos corpos podem afetar nossas mentes. Logo, assuma uma postura que significa relaxar o corpo e não se importar com o que os outros pensam de você; ficar em pé, andar com o queixo erguido, endireitar os ombros e olhar as pessoas nos olhos.
Isso relaxará seu corpo e enviará mensagens à sua mente de que você está confiante e relaxado. Sua mente seguirá isso e você terá um ciclo de feedback positivo.
O que abordar uma garota significa para você? Reformule o significado disso. Como disse um instrutor de namoro uma vez: "No momento em que disse oi, você ganhou".
Pense em se aproximar com algo como um "olá". Isso é fácil e todos podem fazer. Você não pode planejar a conversa porque não tem ideia de como serão os próximos 30 segundos.
Simplifique o que é uma abordagem e apenas diga oi e deixe-se levar naturalmente. Se você está pensando que é incapaz de manter uma conversa, isso simplesmente não é verdade. Mesmo que de alguma forma aconteça, isso não importa porque você já fez uma abordagem, você já conseguiu avançar.
Nós, humanos, temos dois fatores de motivação diferentes: evitar a dor e buscar o prazer. O mais forte desses dois é evitar a dor.
Mas se acreditarmos que perderemos muito mais em não nos aproximarmos do que por nos aproximarmos, iremos de fato nos aproximar da garota, ou seja, use o medo de perder algo bom e vá falar com ela!
Se você estiver com seus amigos, dê a eles seus 50 reais e diga para devolvê-lo quando você fizer a abordagem. Ou você pode até dar dinheiro a eles e dizer que eles podem ficar com a grana se em 10 segundos você não se aproximar daquela garota.
Desta forma, a perda é realmente maior do que o ganho e mesmo que neste momento você ache que isso não vai funcionar, com certeza vai. Porque é assim que somos programados (lembre-se da psicologia evolutiva e da biologia).
Portanto, aumente a quantia que você pode perder e deixe seu cérebro fazer o trabalho por você.
A emoção que você está sentindo não é sobre a garota, é sobre você.
Você conhece a citação que diz "Você vai se arrepender mais das coisas que não fez do que das coisas que fez". Mude seu estado emocional para ter emoções positivas sobre si mesmo e ter respeito próprio para caminhar em direção à excelência em sua vida.
Pense assim, se ela rejeitar você, tudo bem. Mas se você nem chegar lá e dizer oi, você está na verdade se rejeitando. Você está dizendo a si mesmo que não é suficientemente bom, que nada vai mudar e que você nunca será capaz de ir lá e puxar conversa.
Posso dizer que não me lembro de quase nenhuma rejeição que tive de meninas (e tive muitas delas), mas lembro-me de cada vez que me rejeitei. E a dor que você sente ao se rejeitar é um milhão de vezes maior do que qualquer garota que o rejeite de qualquer maneira possível.
Concluindo
Ter timidez para tentar iniciar um relacionamento amoroso é comum. Mas, deu para ver que todos os medos, inseguranças e ansiedades estão na sua cabeça, certo? É tudo uma questão de mudanças de perspectivas.
Pense que um "não" da garota você já tem, porque se você não for lá falar com ela "não" terá a possibilidade de se relacionar. Então, a partir do momento que decide abordar uma mulher, a possibilidade de dar certo já existe.
Além do mais, mesmo que ela te rejeite, pelo menos você tentou e agora pode dizer que tem um pouco mais de experiência com isso e poderá se aperfeiçiar com o tempo.
Então, viva sem arrependimentos e valorize-se, porque quem o fará se você não o fizer?!