Como acontece o orgasmo masculino?

O orgasmo é aquela sensação maravilhosa de prazer infinito que todos gostamos de sentir, seja sozinho ou em companhia. Mas existe uma sequência de fases interessantes envolvidas nessa sensação prazerosa.

Como acontece o orgasmo masculino

Então como é gerada a sensação de prazer em um nível físico no corpo? Isso acontece em 5 fases: excitação, lubrificação, platô, orgasmo propriamente dito e resolução.

Excitação:

Com o comando do cérebro, o pênis enche os corpos cavernosos de sangue e, assim, produz a rigidez necessária antes da "ação", ou seja, o pênis torna-se ereto e duro. Nesse ponto, os testículos sobem, o escroto se expande e a entrada para a uretra dilata-se.

Lubrificação:

Quando o homem já está muito excitado, as glândulas de Cowper secretam o fluido pré-seminal para lubrificar a cabeça do pênis, preparando-o para a penetração.

Fase de platô:

Ocorre já durante a penetração e é o momento em que o pênis atinge seu maior tamanho e é gerada uma espécie de estresse e suor por todo o corpo.

Orgasmo:

É quando ocorre a ejaculação graças às contrações recorrentes da uretra, do músculo pubococcígeo e do tecido peniano. A fase de expulsão da ejaculação é ativada por neurônios motores do sistema autônomo (aquele que controla as ações involuntárias) localizados na medula espinhal no nível lombar e sacral.

  • Você sabe qual a diferença entre gozar e orgasmo? Você acha que orgasmo e gozar é a mesma coisa?
  • A resposta é que são coisas diferentes. Gozar é a expulsão do líquido ejacultório, já o orgasmo é a intensa sensação de prazer. São termos confundidos com frequência, visto que, na maioria das vezes o homem sente o orgasmo no momento em que ocorre a ejaculação.

Resolução:

A ereção vai embora e o corpo entra em um estado de relaxamento.

Curiosidade: Ao contrário do tempo maravilhoso do orgasmo feminino que pode durar mais de 20 segundos, o orgasmo masculino dura apenas entre 6 e 15 segundos no máximo.