Qual é a diferença entre pré-gozo e ejaculação?

O pré-gozo, conhecido como líquido pré-ejaculatório ou ainda líquido lubrificante, sai do pênis quando o homem está sexualmente excitado. O fluido é transparente e aparece na glande vindo da uretra, razão pela qual as pessoas às vezes se referem ao pênis, neste caso, como uma "torneira com vazamento", ou seja, o liquido pré-ejaculatório é expelido de forma involuntária.

O que é o líquido pré-ejaculatório?

O pré-gozo não é seminal, por isso é difícil engravidar apenas com ele, mas isso não quer dizer que seja impossível.

Qual é a função do liquido pré-ejaculatório?

O liquido pré-ejaculatório tem ação sanitizante sobre a ureta do pênis antes que o homem ejacule, além de lubrificar a glande para facilitar a penetração. A glândula bulbouretral, conhecida como Glândula de Cowper, é responsável pela produção do pré-gozo. Já as vesículas seminais produzem o líquido seminal, que se mistura à secreção prostática e aos espermatazoides produzidos pelo testículo, formando assim o sêmen.

O líquido pré-ejaculatório pode engravidar?

Como o pré-gozo não é seminal, incialmente ele não pode engravidar. Todavia, se houver a presença de algum esperma existe sim a possibilidade de engravidar. Para se ter uma ideia, na ejaculação existe cerca de 100 milhões de espermatozoides, e no pré-gozo se existir, é bem inferior.

Antes acreditava-se que se o homem urinasse após sua última ejaculação, a urina expelia e matava o esperma remanescente. Isso sugeria então que era impossível fertilizar um óvulo com o pré-gozo.

No entanto, isso parece não ser verdade, já que um estudo verificou que 41% dos homens, mesmo depois de urinar, continham espermatozoides em seus líquidos pré-ejaculatórios. Por segurança, você deve sempre presumir que pode engravidar uma mulher, mesmo que as chances de engravidar com o líquido pré-ejaculatório sejam muito baixas (ás vezes até zero), o melhor a fazer é tomar os devidos cuidados.

As dúvidas mais frequentes sobre ejaculação e o líquido pré-ejaculação

1. O pré-gozo é o sêmen que vaza? Não. O liquido pré-ejaculatório é uma substância diferente do sêmem, mas pode conter esperma.

2. Todos os homens produzem a mesma quantidade de sêmen? A produção de sêmem varia para cada homem. Alguns homens não produzem nenhum, alguns produzem uma gota ou duas e alguns produzem muito líquido.

3. Os homens podem controlar a quantidade de sêmem armazenado? Os homens não têm controle sobre a quantidade de sêmen armazenado, nem do líquido pré-ejaculatório.

4. O pré-gozo tem a mesma cor da ejaculação? O pré-gozo é um fluido claro e mais transparente, já a ejaculação é branca de aspecto leitoso. O pré-gozo também é mais aguado do que a ejaculação.

5. O método contracepetivo coito interrompido funciona? Sempre que o pênis e a vagina estiverem em contato, existe uma chance de gravidez. Isso pode acontecer devido ao vazamento de fluidos contendo sêmen para a vagina. Logo, o coito interrompido não é seguro. Presume-se que 4 a cada 100 pessoas que fazem o método do coito interrompido corretamente, ficarão grávidas. Então sim, é possível engravidar mesmo quando o homem ejacula fora da vagina.

6. O pré-gozo pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis (DST's)? Sim. Por isso o uso da camisinha é sempre recomendado, não somente para o momento da ejaculação. O ideal é utilizar a camisinha durante todo o tempo de contato íntimo com a parceira. E se antes da ejaculação o pênis amolecer um pouco e a camisinha sair, use uma nova.

Conclusão

A lição mais importante a se aprender é que o pré-gozo pode não ser isento de esperma, muito menos de transmitir uma DST. Logo, fazer sexo protegido durante todo o tempo de contato com fluidos, te deixa com a consciência tranquila depois.