As principais dúvidas respondidas sobre a camisinha
O uso da camisinha é um dos métodos mais eficazes para um sexo seguro, considerando que confere boa proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e evita a gravidez. No entanto, muitas dúvidas podem surgir sobre o uso do preservativo masculino. Respondemos as principais, confira!
1 - A camisinha protege mesmo? O quanto é eficaz?
Sim. Se usada corretamente, a camisinha protege contra as DST’s e a gravidez inesperada com alta eficácia, em torno de 97%.
2 - Pode usar camisinha vencida?
Não. Nenhum produto vencido pode ser usado, o mesmo vale para o preservativo. Não há como garantir que a camisinha fora da validade confira a mesma proteção. E para manter o preservativo em boas condições, mesmo que ainda esteja dentro da validade, armazene-o em local fresco, longe do calor e da exposição solar direta.
3 - Como colocar a camisinha corretamente?
- Com cuidado abra a embalagem. Não use os dentes ou tesoura para evitar danificar a camisinha;
- Com o pênis ereto aperte a ponta da camisinha para deixar um espaço sobrando e sem ar na extremidade. Posicione na glande e desenrole-a até a base do pênis. Solte a ponta somente depois que desenrolar;
- Se for usar lubrificante, este deve ser à base de água. Não use óleo mineral, vaselina ou outro óleo;
- Após ejacular e com o pênis ainda duro retire o preservativo;
- Faça um nó na camisinha e descarte-a;
4 - Camisinha furada... Pode acontecer?
Sim. Entretanto, uma camisinha furada é algo incomum de acontecer. Mas, para garantir que a camisinha não estoure, ela deve ser corretamente colocada no pênis, respeitando o espaço sem ar que deve ficar na ponta. Ainda, para evitar uma camisinha furada, não use o preservativo vencido, não abra a embalagem com os dentes, tesoura ou qualquer outro objeto e, novamente, não deixe-o exposto ao sol e em locais muito quentes.
5 - Como saber se a camisinha furou depois do sexo?
Se surgir essa dúvida, basta encher a camisinha com água, como se fosse um balão, e observar se a água irá vazar. Se isso acontecer, então sim, a camisinha furou.
6 - A camisinha furou... O que fazer?
As mulheres têm a opção de tomar a pílula do dia seguinte depois do sexo, para isso, é ideal que consultem um ginecologista antes, para que este possa estar prescrevendo o medicamento. A pílula do dia seguinte tem uma alta carga de um determinado hormônio, que age criando no útero um ambiente impróprio a fecundação. Quanto antes for tomada, maior é a sua eficácia. O ideal é tomar até 12 horas depois da relação sexual.
Se tratando das DST´s, caso um dos parceiros não tenha certeza sobre a sua saúde, o ideal é se consultar com o médico para poder fazer os exames adequados, caso a camisinha tenha estourado.
7 - A camisinha pode tirar a sensibilidade?
Sim, em partes. Muitos homens relatam que a sensibilidade diminui um pouco com o uso da camisinha. Isso tem a ver com a espessura do material do preservativo, quanto mais grossa for a espessura, menos é a sensibilidade e vice-versa. Para contornar isso, existem camisinhas mais finas como a Camisinha sensitive da Jontex que é mais fina, ou a Camisinha pele com pele também da mesma marca, que permite a troca de calor entre os parceiros, o que pode aumentar a excitação.
Contudo, diminuir um pouco a sensibilidade da ponta do pênis não é de todo ruim, já que isso permite conter melhor a ejaculação e durar mais no sexo.
8 - Pode usar duas camisinhas juntas de uma vez?
Alguns homens cogitam usar duas camisinhas juntas, seja para aumentar a proteção, seja para dar a impressão de um pênis mais grosso. Na verdade, nenhuma das justificativas se sustenta, visto que, os preservativos foram projetados para serem usados individualmente, apenas um já confere a proteção suficiente. Além do mais, tentar colocar uma camisinha em cima da outra pode acabar rasgando uma, ou ainda elas podem sair com mais facilidade do pênis.
Sobre a questão de aumentar a sensação de ter um pênis mais grosso, a percepção não é tão significativa assim. O que se pode fazer quanto a isso é praticar alguns métodos naturais para aumentar a ereção e consequentemente a grossura do pênis, ou então, simplesmente usar um preservativo de maior espessura.
9 - Pode reutilizar a camisinha?
Há homens que acreditam que a camisinha pode ser lavada depois do sexo e usada novamente. Se isso já passou pela sua cabeça, saiba que o correto a se fazer é descartar depois de usar.
A camisinha é projetada para ser usada uma única vez e não deve ser reutilizada em nenhuma hipótese, pois aumenta-se o risco de causar uma infecção com uma camisinha já usada. Além do mais, lavar removeria a lubrificação da mesma, e os parâmetros de segurança não seriam garantidos com o reuso.
10 - Pode guardar a camisinha já aberta para usar horas ou dias depois?
Esse tipo de situação é comum e a dúvida quanto a isso também. Às vezes, estamos prontos para o sexo mas acontece algum imprevisto e ele tem de ficar para depois. Porém, a camisinha já havia sido retirada da embalagem. O que fazer agora?
A resposta mais correta é: Descarte-a, não tente embalar novamente! E depois, quando puder retornar de onde parou abra outra camisinha. A camisinha é embalada na fábrica em um ambiente limpo e controlado. Guardá-la já aberta não é uma atitude correta, já que pode pegar poeira, microrganismos e até ressecar o material.
Essas foram as dúvidas mais pertinentes quanto à camisinha. Seguir as orientações corretas de uso tornam as experiências sexuais muito mais saudáveis e te deixam mais confiante para desfrutar ainda mais do sexo.