Pesquisador explica por que os homens gostam tanto de seios
Uma coisa é fato, os homens amam seios. O olhar de um homem sempre passa pelos seios de uma mulher, mesmo que não seja a sua intenção. Nós queremos olhar, tocar, beijar, chupar… Mas há uma razão pela qual somos loucos por eles, e a biologia pode nos ajudar a entender isso.
Ao contrário da vagina ou do pênis, os seios não são órgãos sexuais primários. Os seios não servem diretamente à reprodução, mas o leite que eles produzem ajuda a sustentar o bebê por meses - ou até anos - após o nascimento. Biologicamente falando, fazer o seio atraente para qualquer espécie que dependa do leite materno para nutrição faz todo o sentido.
De acordo com Larry Young, um professor de psicologia da Emory University dos Estados Unidos, que estuda as bases neurais de comportamentos sociais complexos, a evolução humana se aproveitou de um antigo circuito neural que evoluiu principalmente para fortalecer o vínculo entre mãe e bebê durante a amamentação, e o cérebro agora usa essa ligação para fortalecer a relação entre os adultos que são potenciais parceiros sexuais.
A razão pela qual é tão difícil superar a obsessão por seios pode ser um hormônio que o corpo da mulher produz quando seus seios são estimulados: a oxitocina. A oxitocina ajuda a mãe a se relacionar com o bebê durante a amamentação. É também o mesmo hormônio responsável pelo o desejo de abraçar e se sentir conectada ao seu parceiro antes e depois do sexo.
Outra possível razão pela qual os homens gostam de seios, especialmente aqueles que são volumosos e redondos: eles podem indicar fertilidade. Embora busquemos mais do que apenas fertilidade ao escolher um parceiro nos tempos modernos, nossos ancestrais usavam o tamanho e o formato dos seios de uma mulher como um sinal de que ela seria uma boa mãe, mesmo que eles não soubessem disso. Como os seios da mulher se formam durante a puberdade, eles pareciam ser um sinal de sua capacidade de engravidar.
A colocação das mamas proeminentes na frente do corpo em um bom campo de visão, também não foi por acaso. Quando nossos ancestrais começaram a ficar de pé e andar eretos, os órgãos mudaram. Antes disso, o sexo acontecia de quatro. Talvez seja correto chamar o estilo cachorrinho de 'estilo humano'? Mas os humanos precisavam encontrar novas maneiras de fazer sexo agora que a vagina havia mudado de posição.
Os peitos também incham e ficam protuberantes quando excitados (o mesmo ocorre com a vulva e os lábios), o que serve para chamar mais atenção para o peito da mulher. Eles desempenham um papel crucial no sexo moderno graças à sua sensibilidade (algumas mulheres podem ter orgasmo somente com a estimulação do mamilo), o que estimula muito a ocitocina.
Não só os homens amam seios
Não são apenas os homens que gostam de seios. Um estudo mostrou que as mulheres, mesmo as heterossexuais, descobrem que seus olhos são atraídos para os seios de outras mulheres. O estudo sugere que ambos os sexos vêem as mulheres de forma objetiva, o que não é o caso de como as pessoas vêem os homens - como um todo.
Objetivo ou não, simplesmente todas as pessoas são atraídas pelos seios.
Mas não pense que os seios são tudo. Um pesquisador chamado Clyan Ford descobriu que os seios têm significado sexual apenas em 13 das 191 culturas que ele estudou. Alguns homens também preferem as nádegas das mulheres aos peitos. Além disso, muitos homens procuram parceiras que vão além da aparência.
A importância das mamas varia de acordo com a cultura. Embora em muitos países as mães se sintam constrangidas em amamentar seus bebês na presença de outras pessoas, em outros as mulheres andam sem roupa na parte de cima, sendo algo normal.
Os homens só gostam de peitos grandes?
Não necessariamente. Um estudo indicou que os homens preferem seios mais firmes e médios ao invés de peitos pequenos ou grandes, que podem cair mais com a idade.
A sociedade gera uma pressão estética grande sobre as mulheres, sabemos bem que é assim. Muitas acabam aderindo às próteses de silicone para terem seios maiores. Entretanto, o seio natural tem uma maciez que não pode ser imitada pela cirurgia plástica.
No final das contas, cada um tem as suas preferências. Há tantos formatos e tamanhos de seios, empinados ou não, com silicone ou não, bicos grandes ou pequenos... Tem para todos os gostos!
Referências:
- Havlíček, Jan, et al. "Men's preferences for women's breast size and shape in four cultures." Evolution and Human Behavior 38.2 (2017): 217-226.
- How our brains see men as people and women as body parts: Both genders process images of men, women differently https://www.sciencedaily.com/releases/2012/07/120725150215.htm