Entenda o estilo lenhador e saiba como aderir ao visual que não sai de moda

Nos últimos anos, o estilo lenhador voltou à moda. Isso é particularmente verdadeiro em áreas urbanas, onde os homens que desejam canalizar uma vibração de virilidade tornaram o "lenhador" super moderno.

O que você precisa saber sobre o estilo lenhador

O visual lenhador nada tem a ver com desleixo e falta de cuidado. É simplesmente um resgate ao estilo rústico e vintage revisitado pelo homem moderno.

Na verdade, os homens que se vestem como tal têm até uma classificação própria: Lumbersexuals. Lumbersexuals é a junção da palavra lumberjack (lenhador em inglês) com metrossexual. Ou seja, é um estilo lenhador moderno, urbano e sexy.

A moda pegou até em Hollywood, com estrelas como Ryan Reynolds e Chris Pine usando botas de couro e camisa xadrez.

O estilo remete a uma aparência rústica e viril, semelhante ao lenhador clássico dos filmes de Hollywood. Daí também vem o nome de estilo lenhador americano.

Como a barba maior é um ponto marcante do visual, acaba sendo de muita inspiração para os homens que gostam de barba comprida. Outra característica marcante são as roupas mais cofortáveis, com inspirações do universo hipster do indie rock. A camisa xadrez reina nesse estilo. Mas não é só isso não.

Se você está curioso sobre o visual lenhador, continue lendo para obter todas as informações e adotar esse estilo que não é somente uma tendência passageira, mas um estilo de vida, já que muitos aspirantes a "lenhadores modernos", gostam de cervejas artesanais, da arte da marcenaria e frequentam lojas do nicho.

A história por trás do estilo lenhador urbano ou lumbersexuals

Quando estudamos sobre o estilo lumbersexuals, é importante que entendamos o que alimentou a sua inspiração. Especificamente, estou falando sobre o homem conhecido como lenhador.

Aqui está um breve histórico.

Lenhadores são homens (e mulheres) que trabalham na indústria madeireira e são responsáveis ​​pela colheita e transporte de árvores. Graças ao seu trabalho intensivo de mão de obra, eles ajudam a tornar possíveis muitos dos produtos que você usa todos os dias. Os exemplos incluem papel, remédios, móveis, adesivos e até roupas.

Na verdade, o termo lenhador é um pouco retrocesso a uma era passada na América, pouco antes de 1945. Veja, naquela época, os homens que cortavam árvores faziam isso sem o auxílio de máquinas. Em vez disso, eles usavam ferramentas manuais e contavam com os seus músculos. Era como um treino intenso da parte superior do corpo!

Uma curiosidade, o popular evento de resistência "Tough Mudder", uma competição com obstáculos, muita lama e que exige resistência corporal; foi em parte inspirado nos lenhadores icônicos.

Um artigo escrito por Adam Tomczik, fala sobre a nomenclatura dos homens empregados na indústria madeireira da época.

Ser um lenhador significava trabalhar em situações perigosas e fatais, em que as horas eram longas e as condições eram brutais.

Embora muitos romantizem lenhadores, é importante ter em mente a realidade de seu trabalho. Esses homens trabalhavam por horas ao ar livre em todos os tipos de clima, incluindo fortes tempestades, nevascas cegantes e calor escaldante.

Além do mais, o pagamento por esse tipo de trabalho era ridiculamente baixo. Para se abrigar, os homens ficavam em formas primitivas de habitação, como cabines destruídas e tendas improvisadas.

O que finalmente emergiu da cultura lenhadora da época foi uma ênfase na masculinidade, destemor e uma forte resistência à modernização.

Inspirados por essa abordagem de vida robusta e ao ar livre, os lumbersexuals nasceram.

As características do estilo lenhador

Você verá em detalhes o que define o estilo mais "amadeirado" e como conseguí-lo. É bem simples, basta você tomar alguns cuidados. Confira:

1. O estilo da barba de lenhador

Se o seu objetivo é conseguir uma aparência sexy e viril de lenhador, você precisa deixar crescer alguns pelos faciais. Isso não significa uma barba comprida e desgrenhada pendurada no rosto. Mas você precisará de algum crescimento.

A marca registrada de um rosto masculino no estilo lumberjack é sempre um queixo mais quadrado e você consegue isso com a barba. Para obter a barba clássica de lenhador voçê deve deixar os pelos faciais cresceram. Em mais ou menos 4 meses, os pelos atingem um tamanho médio e para ser grande de verdade, em torno de 1 ano.

Deixe a barba crescer e vá fazendo a manutenção, que não é difícil. A barba estilo lenhador é menos volumosa nas laterais do que em baixo. Para isso, apare os pelos maiores e mais pontudos com uma tesoura ou máquina de cortar no zero. Você faz isso com movimentos de sobrevovar a ferramenta sobre a barba.

Depois, raspe os pelos na linha do pescoço, mais ou menos 3 dedos depois da linha do queixo, e raspe nas maçãs do rosto também. Apare as costeletas, fazendo uma junção com o cabelo ou fazendo um degradê, para deixar o visual mais leve.

Mas na era moderna, muitos homens que buscam esse visual rústico-despojado optam por uma barba mais curta, e tudo bem. Experimente deixar os pelos crescerem no rosto por pelo menos cinco dias e veja como fica. Esse estilo de barba chama-se Stubble Beard, mais conhecida como barba por fazer.

A barba por fazer não é do estilo lenhador, mas ser um lumbersexual é muito mais que só ter uma barba robusta. Então para os homens que não querem pelos faciais compridos, nada os impede de adotar o visual da barba por fazer, basta apenas que o restante do visual seja condizente com o estilo lenhador, de acordo com os próximos tópicos.

Para ter uma stubble beard, basta deixar a barba crescer por alguns dias e apartir daí fazer a manutenção. Raspe na linha pescoço, nas maças do rosto e mantenha a barba aparada. Na verdade, esse estilo que antes era visto como desleixo adquiriu um visual charmoso na autualidade.

Homens que querem se parecer com um lenhador estão realmente tentando canalizar uma aparência masculina e rude. E nada diz mais vitalidade do que uma barba de cor sólida.

Se seus pelos faciais estiverem irregulares ou os grisalhos aparecendo, não tenha medo de colori-los. Isso é extremamente fácil de fazer em casa.

Compre uma caixa de tinta para barba, mas certifique-se de escolher a cor mais próxima ao seu tom natural. Uma dica para não errar, caso você esteja na dúvida, pegue uma cor mais clara e não a mais escura, porque caso fique escura demais, o resultado não será natural.

2. Camisas de flanela com estampa xadrez

A camisa mais icônica desse estilo é a de flanela com estampa xadrez. Pessoalmente, gosto do xadrez clássico vermelho e preto. Essa camisa é a cara do estilo lumbersexual.

Alguns homens usam uma camiseta por baixo da camisa desabotoada. Em dias mais quentes, você pode dobrar as mangas para ficar mais fresco e claro, escolher uma flanela mais leve. A camiseta por baixo pode ser da cor que você preferir, mas se estiver na dúvida, opte por tons neutros, como branco, preto e cinza e sem estampas estravagantes.

Já a jaqueta de flanela mais pesada e alcochoada é perfeita para os dias frios.

3. Camisa e jaqueta jeans

Outra opção bem bacana é a camisa jeans de mangas compridas, que assim como a de flanela, você pode dobrar as mangas nos dias mais quentes e também combinar com uma camiseta neutra por baixo. O ideal é que o jeans tenha uma lavagem mais clássica e sem estampas, bordados e apliques que fujam da vibe rústica.

O mesmo vale para a jaqueta jeans. A jaqueta jeans simples, sem ser alcochoada é perfeita para aqueles momentos em que você quer colocar uma terceira peça, mas não está com muito frio.

4. Calça jeans

Pode ser slim ou mais larga, depende do que você prefere, mas o ideal é que seja de uma cor sóbria, como a famosa azul, e sem detalhes chamativos. O charme fica por conta do minimalismo. Se puder, invista em roupas mais duráveis e com costuras bem feitas.

5. Coturnos e botas

Os coturnos e as botas de estilo militar são as ideiais para compor o estilo do homem lenhador. São calçados pesados e resistentes, passando a ideia de força e durabilidade. O preto cai bem, mas o couro marrom tem um charme especial.

6. Acessórios

Os acessórios também são bem-vindos, afinal estamos falando do lenhador urbano. As correntes finas com um pingente discreto e rústico são os ideais. As pulseiras de couro também são usadas. Tem inúmeros modelos, mas as pulseiras de couro marrom ou preto, com detalhes trançados ficam bem em todo mundo, não tem erro.

Em se tratando de cinto, os mais neutros e com fivelas discretas compõem melhor o look.

Um pequeno detalhe, mas que é importante para quem deseja ser um lumbersexual é a meia. Os lenhadores não usavam meias brancas. Em vez disso, eles faziam o possível para vestir tecidos de lã. As razões são óbvias: calor e conforto. Escolha meias que não sejam tão grossas para não te impedir de calçar as botas.

7. O perfume certo

Para causar uma impressão especial, você vai precisar de algo que cheire amadeirado e viril. Fique longe de qualquer coisa que contenha um perfume floral.

Se não sabe por onde começar, não precisa ir muito longe. A colônia Malbec de O Boticário é amadeirada e perfeita para o estilo. É uma fragrância muito boa, feita de notas amadeiradas e frescas, sendo mais seca e não muito doce, costuma agradar a maioria masculina.

8. Canivete

Algo que os lenhadores modernos geralmente carregam é um canivete. Se você está interessado nisso, pode estar se perguntando por que ter um canivete.

Muitos homens desse estilo gostam de atividades manuais, e ter um canivete pode ser muito útil para pequenos cortes, podendo servir como um instrumento do seu kit de sobrevivência na natureza, por exemplo.

Se você é como a maioria dos caras, provavelmente não quer algo gigantesco. Apenas um canivete pequeno que vem com um clipe de bolso é o suficiente para cortes básicos.

Conclusão

A grande vantagem de aderir ao visual lumbersexual é que esse estilo nunca sai de moda, porque são vestimentas contemporâneas e ter uma barba é algo que muitos homens gostam. O estilo ainda é atraente, masculino e sem muito esforço.

Espero que você tenha achado este guia útil. Obrigado por reservar um tempo para ler!

Referência:

    Tomczik, Adam. "“He‐Men Could Talk to He‐Men in He‐Man Language”: Lumberjack Work Culture in Maine and Minnesota, 1840–1940." The Historian 70.4 (2008): 697-715.