Como saber se sou um homem bissexual? A ciência diz que a resposta é mais complexa
O que torna um homem bissexual? É simplesmente ser sexualmente excitado por mulheres e homens? Ou tem mais a ver com autoidentidade? Bem, a ciência está longe de se estabelecer nesse tópico.
Há uma corrente de pensamento que acredita que os homens bissexuais são na verdade homossexuais não assumidos, ou simplesmente confusos sobre a natureza de sua sexualidade. Já outros pesquisadores afirmam que os homens bissexuais são realmente atraídos por homens e mulheres.
A complexidade da bissexualidade
No ano de 2005, em um estudo ousado conduzido por J. Michael Bailey, participaram 30 homens que se identificaram como heterossexuais, 33 bissexuais e 38 homossexuais. Eles foram conectados a um anel que circundava seus pênis com a intenção de medir seu nível de excitação genital, quando mostradas imagens sexualmente sugestivas de homens e mulheres.
As descobertas do estudo foram controversas. Verificou-se que a maioria dos homens que se diziam bissexuais responderam com maior tendência à homossexualidade em termos de excitação genital. Isso presumiu que a bissexualidade "parece representar principalmente um estilo de interpretação ou relato da excitação sexual, em vez de um padrão distinto de excitação sexual genital".
A implicação mais ampla do estudo foi que a bissexualidade nos homens estava sendo desqualificada como orientação sexual. De acordo com a equipe do estudo, os homens que se identificaram como bissexuais eram apenas homossexuais que optaram por se identificar como bi, talvez por uma série de razões diferentes.
O caso da identificação bissexual é complexo, assim como qualquer outra forma de orientação sexual. A bissexualidade é uma identidade ou um caso de flexibilidade adaptativa? Uma resposta simples para isso seria: cada um gosta do que gosta e está tudo bem! No entanto, existem algumas razões pelas quais um homem homossexual pode se identificar como algo intermediário.
Alguns homens que se sentem atraídos por outros homens podem não querer arriscar sua posição social ou cultural ao se identificarem totalmente como homossexuais. Assim, eles podem fazer exceções quando a atração por homens em certos ambientes é aceitável.
Por exemplo, os homens que são casados ou têm relacionamentos heterossexuais e não querem se identificar como homossexuais para suas parceiras, caso contrário acreditam que estariam colocando em risco a reputação de sua família ou que levaria à separação. Logo, essa pessoa pode se envolver "discretamente" em atividades homossexuais, mas isso o leva a pensar que é bissexual.
Outra razão pela qual um homem pode se identificar falsamente como bissexual é para ser incluído na comunidade LGBT. Isso pode soar estranho para algumas pessoas, já que a ideia de que alguém heterossexual fingir estar atraído por alguém do mesmo sexo parece ser irreal. No entanto, isso realmente pode ocorre. Talvez haja algum benefício para alguém que escolhe mentir e dizer que é bissexual para conseguir um emprego, aumentar sua posição social ou política, ou simplesmente se adaptar às tendências culturais atuais.
Estas são apenas algumas razões; existem muitas, muitas outras.
Cabe à ciência estudar a bissexualidade?
As descobertas do estudo de 2005 levaram a mais pesquisas sobre a bissexualidade em homens. Até J. Michael Bailey decidiu rever suas descobertas originais e fazer uma análise mais abrangente da bissexualidade masculina. Bailey participou de uma revisão de seu próprio trabalho e de outros estudos.
Em um artigo publicado por meio de Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores determinaram que os homens que se identificam como bissexuais realmente exibem excitação genital em relação a homens e mulheres.
O estudo original tinha poucos participantes, mas a revisão incluiu as descobertas de outros oito estudos. As conclusões tiradas deste estudo de revisão foram muito mais difundidas. O único problema são os critérios pelos quais os pesquisadores julgavam a percepção sexual.
No entanto, os pesquisadores concordaram que a excitação genital ocorreu nos participantes do estudo que se identificaram como bissexuais e, portanto, a bissexualidade nos homens existe.
Mas por que os cientistas estão tentando determinar se a bissexualidade é real? Os cientistas deveriam tentar validar a orientação sexual de uma pessoa?
A ideia de que isso deve primeiro ser validado pela ciência é algo condescendente e eticamente questionável.
Os cientistas devem estudar o comportamento social e a sexualidade. Desafiar teorias e noções científicas é exatamente como se alcança um entendimento mais abrangente. No caso da bissexualidade masculina, a pesquisa científica deveria ter levado em consideração uma gama mais ampla de experiências vividas e perspectivas dos participantes.
Os pesquisadores devem se concentrar menos em se a orientação sexual de uma pessoa é realmente verdadeira, mas se concentrar mais na natureza e nas características da pessoa real. Em outras palavras, somente a excitação sexual não define uma pessoa. Mas ela serve para iluminar sua expressão pessoal e expande sua capacidade de amar.
Por enquanto, talvez os estudos não devessem se concentrar em tentar identificar se a bissexualidade é real. O principal motivo para isso é que tantos homens já se identificam como bissexuais. Logo, é real porque eles dizem que é real.
Então, como saber se sou bissexual?
Para você que se pergunta: "Como saber se sou bi?" ou já está se dizendo: "Acho que sou bissexual!" pense o seguinte:
- Você se imagina envolvido afetivamente com homens e mulheres também?
- Eliminando todas as influências, interferências e crenças da sociedade que o cerca, você se sente emocionalmente atraído por homens e mulheres?
Se a resposta for sim, acredito que você seja bissexual. Mas, como vimos pode não ser tão simples determinar isso.
O problema é que sentimos a necessidade de nos enquadrarmos em rótulos e padrões. Isso é algo comum porque é da natureza humana, somos seres sociáveis. Mas, ao mesmo tempo isso acaba nos confundindo e até oprimindo.
Para você que chegou até aqui e ainda não tem certeza sobre a sua sexualidade, apenas viva da maneira que sente melhor consigo mesmo, seja verdadeiro com você e sinta-se livre para amar quem quiser!