Como ser um homem mais carismático e passar confiança?

Algumas pessoas são como ímãs. O mundo parece gravitar em torno delas, e elas prendem a atenção dos outros com autoridade e sem esforço. Felizmente, não é tão difícil quanto parece desenvolver seu próprio carisma.

Se você está procurando insights sobre como ser mais carismático, este artigo é para você!

Como ser um homem mais carismático e simpático

Você sabia que, de acordo com a história, o presidente Kennedy foi um dos líderes mais carismáticos da América?

Kennedy era conhecido por sua habilidade de entrar em uma sala e comandá-la instantaneamente. Houve outras pessoas famosas com essa habilidade, como Elvis Presley, Theodore Roosevelt e Johnny Cash. Mas o carisma de Kennedy estava fora do comum. Ele desfrutou confortavelmente dos maiores índices de aprovação de qualquer presidente pós-Segunda Guerra Mundial.

Então, como ele e os outros se tornaram tão extraordinariamente carismáticos? Era puramente uma questão de hereditariedade? Foi uma habilidade que ele aprendeu durante sua educação?

Indo direto ao ponto, é possível imitá-lo de uma forma verdadeiramente transformadora.

O que é carisma?

Carisma significa a capacidade de exalar um encanto magnético que atrai outras pessoas e conquista sua admiração. Ser carismático também significa ser influente, inclusive, sobre as opiniões dos outros.

Sua capacidade de ser carismático é parcialmente função de sua personalidade. Algumas pessoas pensam nisso como um algo oculto e misterioso que é concedido apenas a poucos privilegiados.

Embora isso seja verdadeiro, em partes, é verdade também que o carisma pode ser trabalhado para uma pessoa que deseja ter mais carisma e simpatia.

A capacidade do presidente Kennedy de atrair as pessoas para perto e inspirá-las, não aconteceu por acaso. Sabemos com certeza de que ele estava extremamente consciente de sua presença e de como os outros o percebiam.

Isso significava uma consideração cuidadosa de seu afeto para com as pessoas.

Essa consciência do afeto foi fortalecida por um construto psicológico conhecido como Atenção Plena, ou do inglês Mindfulness.

Existem mais definições (e livros) escritos sobre a atenção plena ou mindfulness do que podemos imaginar. Mas quando sintetizamos tudo, nada mais é do que a capacidade de viver o aqui e agora. Em outras palavras, significa estar neste exato momento - como agora.

Quando empregada com sucesso, a atenção plena permite que você limpe os detritos mentais de sua psique para que possa estar totalmente presente com os outros. Isso é o que acontece quando faz meditação.

Não há "mágica" por trás da atenção plena. Em vez disso, o conceito se baseia em antigos ensinamentos budistas que estão firmemente incorporados ao Zen moderno. No entanto, os usos da atenção plena não se limitam à meditação. Um indivíduo também pode praticar a atenção plena na companhia de outras pessoas.

Logo, se você deseja atrair as pessoas com carisma, primeiro você precisa dominar a arte da atenção plena. Se você pensar sobre isso por um momento, faz todo o sentido.

Como você pode se sintonizar com os outros, incluindo todas as nuances de pensamentos e emoções que estão sob a superfície, de uma forma genuína se você estiver mentalmente distraído? Além disso, como você pode priorizar suas próprias expressões externas quando seus pensamentos estão focados internamente?

Sua capacidade de ser carismático está ligada à forma como as pessoas o percebem. Portanto, a atenção plena é o fator-chave da equação. Quando você para de olhar para o umbigo, quando libera sua consciência de pensamentos desordenados sobre si mesmo, você se liberta para analisar as sutilezas de seu ambiente e, em seguida, alavanca esse conhecimento em seu benefício.

Ter carisma é genético?

Uma pesquisa nos diz que o carisma é uma parte importante da liderança. No jornal Administrative Science Quarterly, revisado por pares, House, Spangler e Woycke (1991), investigaram o tópico do carisma relacionado aos presidentes dos EUA.

Eles descobriram que algumas pessoas podem nascer com um gene carismático. Embora inconclusivo, pode sugerir que uns nascem com a capacidade de atrair as pessoas e conquistá-las.

A Aston University também examinou a questão da hereditariedade e do carisma. Eles descobriram que algumas pessoas têm uma versão específica de um gene que está presumivelmente ligado ao carisma.

Por outro lado, e se ninguém em sua linhagem familiar fosse particularmente carismático? Isso significa que você está condenado?

A resposta honesta a essa pergunta é: não. Isso porque há muitos homens que aprenderam a ser mais simpáticos, charmosos e convidativos.

Olivia Fox Cabane é a autora do livro "O mito do carisma: a força do magnetismo pessoal para dominar o sucesso profissional. Sua convicção é que qualquer pessoa pode se envolver em um conjunto específico de comportamentos, fortalecido pela atenção plena, para tornar-se uma pessoa mais agradável.

Mas, antes de compartilhar essas características com você, gostaria de dizer que a criação de uma mudança pessoal leva tempo.

Em outras palavras, ao se envolver em algumas ou todas as sugestões feitas abaixo, é importante que você se dê permissão para ser imperfeito durante o processo. Você também deve considerar implementá-las aos poucos.

10 dicas para ser mais carismático

A seguir estão 10 dicas de como ter carisma, com vários pensamentos do livro de Cabane, além da minha própria pesquisa sobre homens que tinham o "chip do carisma" embutido em sua personalidade. Confira!

1. Esteja presente no momento - Mindfulness

A habilidade mais importante que você precisa fortalecer é estar presente no momento. Na psicologia, isso é chamado de ter uma abordagem do "aqui e agora" da vida.

Uma maneira simples de fazer isso é fechar os olhos, limpar a mente de qualquer pensamento estranho e, em seguida, abrir os olhos novamente. Pergunte a si mesmo, do que estou ciente?

Usando todos os cinco sentidos (tato, visão, olfato, audição e paladar), concentre-se na questão do que está acontecendo ao seu redor. Você vê nuvens? Você ouve um avião no céu? O gosto de hortelã está na sua boca porque você está mascando chiclete?

Ao centrar-se no momento, você se engaja na forma suprema de atenção plena. Por sua vez, isso permite que você esteja presente para os outros.

Estar no momento também é um catalisador para as demais dicas abaixo.

2. Tenha autoconfiança

A maioria dos livros e sites dirá para você exalar confiança. O que eles não dizem é como exalar a confiança quando você não se sente confiante.

Parte dessa questão "Como ser carismático" envolve se visualizar como um homem atraente. O truque é ser realista sobre o que você visualiza. Por exemplo, se você tem 1,72 metros, visualize-se como uma pessoa dessa altura, não tente se enganar.

Tenha confiança em si mesmo e nas suas capacidades. Ao fazer isso, você automaticamente passa mais confiança para as pessoas.

Como parte da abordagem, imagine-se sorrindo para os outros. Imagine-os gravitando deliberadamente em sua direção. Se o seu objetivo é se enganar pensando que todos vão gostar de você, pense novamente. A atração não funciona assim. Mas se você acredita que algumas pessoas vão gostar de você, isso se torna uma profecia que se auto-realiza.

Em outras palavras, se você aceita que é capaz de obter maior admiração das mais pessoas - o que é verdade para você e para todos os outros -, você se coloca no estado mental adequado para realizar sua visão.

3. Sorria com verdade

Uma das marcas de ser mais simpático e carismático é sorrir. O problema para a maioria das pessoas é fazer isso de uma forma que não pareça falsa.

Então como fazer isso?

A resposta é simples. Isso porque o ato de sorrir pode ser usado como um exercício consciente de seus pensamentos.

Em vez de se forçar a sorrir, é melhor concentrar sua atenção em algo que o faz feliz.

Um exemplo pode ser imaginar como seu animal de estimação se expressa quando você entra pela porta da frente. Esse pensamento traz alegria ao seu coração e um sorriso ao seu rosto? Se a resposta for sim, mantenha esse pensamento e use-o como uma bateria para fortalecer suas próprias autoexpressões.

Finalmente, gostaria de salientar que o sorriso pode ocorrer em mais de uma forma. Especificamente, estou falando sobre usar seus olhos para sorrir.

Para fazer isso, aperte os olhos um pouco ao arquear os cantos da boca para cima. Perceba, quando apertamos ligeiramente os olhos ao sorrir, automaticamente o sorriso torna-se mais verdadeiro e atraente. Do contrário, as pessoas que sorriem com os olhos bem abertos, parece que estão forçando uma positividade.

4. Tenha uma postura corporal ótima

Você já percebeu que as pessoas carismáticas têm uma postura corporal excelente? Isso não é por acaso. Pessoas com charme e carisma fazem a escolha cuidadosa de se manterem com a postura ereta, mas sem serem rígidas.

Da próxima vez que você estiver em uma festa, encontre alguém que pareça especialmente magnético e preste atenção à linguagem corporal dela. Ela provavelmente não está desleixada e inclinada o tempo todo. Sua postura irá demonstrar uma correção energética.

Outro detalhe importante é evitar cruzar os braços ou colocar as mãos nos bolsos quando você está falando com alguém ou para um grupo. Esses dois gestos podem demonstrar que você não está aberto às pessoas ou que está desconfortável.

Uma maneira de criar mudanças positivas nessa área é praticar no espelho. Isso pode parecer bobo, mas é uma maneira comprovada de fazer fluir o carma positivo. Posso garantir que George Clooney passou horas e horas praticando suas posturas e expressões na frente do espelho, então realmente não há vergonha em fazer isso.

Na psicologia, esse tipo de abordagem é denominado trabalho de espelho. Esse é outro termo usado para descrever como os terapeutas ajudam os clientes a mudar sua autoimagem.

5. Exerça o autocuidado

Há um termo que está sendo dito com frequência na autualidade: o autocuidado. Mas o que significa autocuidado, afinal?

Em sua essência, o autocuidado é definido como o ato de investir em si mesmo física, emocional e até espiritualmente. Significa gostar de si mesmo o suficiente para se envolver em comportamentos que honrem seu corpo e mente.

Neste contexto, um ponto muito importante é a atenção plena à aparência pessoal. Não, eu não estou falando sobre encorajar um cara a se tornar narcisista. Em vez disso, é sobre ver a ligação entre a simpatia e a autoestima.

O autocuidado também significa saber quando se desligar do mundo e ter um descanso adequado. Porque não podemos dar às pessoas aquilo que não possuímos; é meio difícil transmitir bons sentimentos, se você está irritado e rabugento, não é mesmo?!

Isso não quer dizer que não haverá momentos em que isso aconteça. Muitos de nós trabalhamos demais, sem escolha de outra forma. Mas se você puder garantir que o autocuidado faça parte de sua programação diária, isso ajudará muito a melhorar seu carisma.

Traduzindo em outras palavras: você se cuida, fica feliz e satisfeito, e por consequência consegue ser mais agradável para as outras pessoas.

6. Saiba ouvir

Um termo sobre o qual você pode ter ouvido falar é a Escuta Ativa. Mas o que isso significa?

Em suma, a escuta ativa é sobre prestar atenção ao que a outra pessoa diz, ser capaz de interpetrar e manter o diálogo, com o uso de gestos corporais e perguntas de uma forma que demonstre que você está sintonizado com o que a outra pessoa está dizendo.

Embora isso exija um pouco de prática, não é difícil de dominar.

Para começar, ajuda ocasionalmente balançar a cabeça ou incliná-la ao receber certas informações. Você também pode abrir os olhos ou abaixar ligeiramente o queixo para mostrar uma sensação de surpresa.

Finalmente, a escuta ativa envolve fazer perguntas esclarecedoras, ou seja, você pergunta sobre um ponto específico do assunto.

Quando estudamos a trajetória de pessoas carismáticas, podemos perceber que ouvir ativamente é uma habilidade crucial. No geral, as pessoas tendem a gostar de quem se demonstra atencioso.

7. Imite a linguagem corporal de quem você está conversando

Imitar a linguagem corporal de uma pessoa com quem você está conversando é uma extensão da escuta ativa, mas merece sua própria seção.

Isso significa adotar alguns maneirismos de seu interlocutor. O truque é fazer isso sutilmente.

Por exemplo, se a mulher com quem você está falando é animada, não responda como uma pessoa rígida e super séria. Em vez disso, espelhe seu comportamento expressivo. Os exemplos incluem gestos com as mãos, levantar o queixo, etc.

8. Chame a pessoa pelo nome

Seja em uma situação individual ou em grupo, é importante usar o nome de uma pessoa durante a conversa.

Ao fazer isso, você envia a mensagem de que ela é uma pessoa importante.

Você só precisa dizer o nome uma vez ou até duas, caso queira frizar a importância dela para você.

As pessoas gostam de se sentir importantes e isso o fará mais carismático para elas.

9. Seja bem-humorado

Muitas pessoas confundem ser bem-humorado com ser engraçado.

O presidente Kennedy era conhecido por seu raciocínio rápido e era algo que frequentemente se manifestava na forma de humor.

Então, você não precisa ser o piadista da turma, mas seja leve e mais "de bem com a vida". Esse é o ponto!

10. Demonstre seus sentimentos

Não tenha medo de mostrar seus sentimentos. Uma pesquisa revelou que as pessoas "se conectam" com outras que parecem reais. Isso humaniza a situação e aumenta a conecção uns com os outros.

Obviamente, não é sobre dizer tudo que se pensa e ofender alguém. Use o bom senso como guia. Dito isso, se você se expressar como realmente é, ficará surpreso como as pessoas serão atraídas por você como um ímã.

Exemplo: se alguém tem olhos castanhos estonteantes, elogie-os com um significado.

Conclusão

Ser mais carismático, charmoso e agradável são três atributos que muitos homens buscam. Isso é particularmente interessante para as pessoas que ocupam posições de liderança.

Siga esses 10 conselhos, simples, porém valiosos, e veja a maneira como as pessoas te vêem mudar aos poucos.

Referências:

  • House, R.J., Spangler, W.D. and Woycke, J. (1991) Personality and Charisma in the US Presidency: A Psychological Theory of Leader Effectiveness. Academy of Management Journal, 36, 364-396
  • Cabane. O. (2012). O mito do carisma: a força do magnetismo pessoal para dominar o sucesso profissional.