Cuidado! Conheça os riscos das cirurgias de aumento peniano
Aumentar o tamanho do pênis pode ser um procedimento controverso em resultado, além de oferecer riscos. Há diversos tipos de cirurgias penianas, e estas estão se tornando cada vez mais populares. A promessa dos benefícios é unânime. Entretanto, podem haver também consequências negativas.
A cirurgia de aumento do pênis é segura?
Do ponto de vista médico, é possível fazer alterações no comprimento e largura do pênis. Os médicos podem alongar cirurgicamente o pênis cortando os ligamentos que prendem à pelve. Mas isso só faz o pênis flácido parecer mais longo, não aumentando de forma significativo no estado ereto.
Para tornar o pênis mais grosso, implantes de silicone cirúrgicos ou enxertos de gordura podem ser introduzidos nas laterais do pênis. Estes são colocados sob a pele para aumentar o diâmetro.
Isso pode funcionar, mas pode fazer o pênis parecer estranho com um aspecto "quase liso", além de ter complicações como abrasão na pele ou infecção, o que requer a remoção. E quando isso acontece, a desfiguração do que antes era normal, pode ser permanente.
Na verdade, qualquer intervenção envolve riscos. Isso ocorre porque os procedimentos penianos buscam satisfazer os desejos pessoais em relação ao aumento do pênis, e não necessariamente abordam um problema universalmente compreendido.
Por esta razão, há poucos dados publicados sobre procedimentos individuais de aumento peniano, muito menos comparações entre eles.
No entanto, em um artigo publicado recentemente, foram examinados os resultados de 17 estudos sobre 21 procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, usados para aumentar o pênis.
O que mostrou o estudo?
Um total de 1.192 homens com pênis saudáveis foram submetidos ao aumento peninao. A grande maioria deles tinham pênis de tamanho normal antes dos procedimentos.
As cirurgias incluíram incisão do ligamento suspensor, enxerto de músculo, lipoenxertia e deslocamento do pênis. Os procedimentos não cirúrgicos incluíram extensores, injeções e dispositivos de vácuo.
Entre os procedimentos não cirúrgicos, ouve um aumento do comprimento menor que 2 cm no uso de extensores penianos. As injeções aumentaram a circunferência, mas foram associadas a uma complicação significativa (pênis nodular). Já os dispositivos à vácuo não mostraram aumento de tamanho.
Vale mencionar que o dispositivo à vácuo, mais conhecido como bomba peniana, é capaz de aumentar o tamanho da ereção somente momentaneamente. Embora, há usuários que afirmam ser possível aumentar à longo prazo.
A taxa média de satisfação entre os homens tratados de acordo com o estudo foi de apenas 20%!
Sugere que, quando se trata de aumento do pênis, deve-se ter cuidado! Os homens devem ter expectativas realistas sobre o que esperar.
Incrivelmente, quando os pacientes receberam conselhos e informações sobre o tamanho do pênis antes de qualquer procedimento, estes recusarão a intervenção na maioria das vezes. Isso mostra que muitos dos homens não tem acesso à informação e educação sobre o pênis.
O estudo concluiu que o tratamento do pênis pequeno em homens normais é apoiado por evidências escassas e de baixa qualidade. O aconselhamento deve ser sempre realizado, e os extensores eventualmente usados por aqueles que ainda procuram aprimoramento no tamanho. Os injetáveis e as cirurgias devem permanecer como última opção.
Após o estudo, para confirmar os resultados, os pesquisadores da Universidade da Califórnia rastrearam 11 homens que tiveram complicações após a cirurgia de aumento do pênis.
Os efeitos variaram entre: gangrena, desfiguração, encurtamento severo, infecção e inchaço; todos resultados das arriscadas cirurgias de aumento peniano. A maioria dos pacientes haviam recebido injeção de silicone.
Os pesquisadores acrescentaram no Journal of Sexual Medicine que a maioria dos pacientes que buscam aumentar o tamanho do pênis tem um comprimento na média, mas não têm confiança em si mesmos e assistem a muitos filmes de sexo, e sabemos que a pornografia, muitas vezes, nos engana.
Referência:
- MARRA, Giancarlo et al. Systematic review of surgical and nonsurgical interventions in normal men complaining of small penis size. Sexual medicine reviews, v. 8, n. 1, p. 158-180, 2020.