Curiosidade: Levar um chute no saco é a pior dor imaginável?
O baixista de uma banda holandesa de metal chamada Delain, durante um show em Birmingham, na Inglaterra, teve uma lesão devido a uma explosão que rompeu um de seus testículos. O golpe em seu genital causou muita dor, mas ele continuou o show.
Depois do show, ele foi para o hospital onde, de acordo com sua página no Facebook, 500 ml de sangue foram removidos de seu escroto e o testículo foi costurado. Ele afirmou que esteve muito perto de perder o testículo esquerdo, mas as chances de que tudo ficaria bem eram boas.
É possível machucar um testículo a ponto de precisar ser removido cirurgicamente?
Sim! Paul Wood é a prova disso. O jogador de rúgbi inglês de 30 anos rompeu um de seus testículos durante uma partida de 2012, depois de levar uma "joelhada acidental" (palavras dele) na virilha. O ferimento foi tão grave que seus médicos realmente cortaram um de seus testículos. "É algo que vou analisar", disse ele à BBC sobre seus planos futuros de usar equipamentos de proteção. "Porque obviamente eu só tenho um agora."
Tanto o baixista de heavy metal quanto o jogador de rúgbi sofreram grandes danos nos testículos, após receber uma forte pancada no saco. E ainda, em ambos os casos, eles não pararam imediatamente o que estavam fazendo. O baixista diz que conseguiu terminar o show antes de finalmente procurar atendimento médico. E Wood afirma que depois de sua lesão, ele conseguiu ficar por 20 minutos até que o técnico Tony Smith o tirasse do jogo.
Realmente dói ao lesionar os testículos?
Quando alguém lhe dá um chute no testículo, você pode reagir como se fosse a coisa mais dolorosa que já lhe aconteceu na vida. Mas se o baixista e o jogador conseguiram suportar a "dor insuportável" antes de procurar atedimento médico, talvez a reação de um homem ao receber um chute no escroto, seja super exagerada e estimada?
Não, claro que não. Todo homem, provavelmente, experimentou um golpe desagradável e doloroso nas bolas. E dói por um motivo. "Evolutivamente, faz sentido", diz o Dr. Kramer. "Seu corpo é feito para se reproduzir. Ele se protege de traumas em seus órgãos genitais para a sobrevivência da espécie. Portanto, os testículos têm o privilégio de terem ligações extra-sensoriais que lhe dão muita sensação quando são atacados, para proteger o seu órgão reprodutivo." Logo, é uma reação, de certa forma, de defesa.
Mas por mais terrível que possa parecer, em uma escala de dor de 0 a 10, experimentar um trauma nos testísculos pode não ser a coisa mais dolorosa que pode acontecer com você. Na verdade, pode ser uma dor nével 4.
Nível de dor nos testículos após receber uma picada de abelha
Michael Smith, um estudante graduado da Cornell University, conduz algumas pesquisas. Um dia, uma abelha voou em seu short e picou-o nos testículos. O que o fez se perguntar: uma picada de abelha nos testículos é pior do que, digamos, uma picada de abelha na bunda ou na mão?
Usando-se como cobaia, ele forçou as abelhas a picar todas as partes de seu corpo, da cabeça aos pés, 190 vezes ao todo, em um período de cinco semanas. Parece loucura, mas ele estuda o comportamento das abelhas em Cornell, então aparentemente sabia como fazer isso com segurança.
O que ele aprendeu é que ser picado nas bolas não é o mais doloroso. É apenas o quarto lugar mais doloroso, com uma classificação de dor de 7,0. O lugar mais doloroso para receber uma picada de abelha? Seu nariz, com uma classificação de 9,0. O segundo lugar ficou com o lábio superior, com nota 8,7.
Levantar peso com os testículos é suportável?
Zhao Zhenhua, que é, supostamente, um mestre de kung fu chinês, fez um vídeo onde prendeu 80 Kg em seus testículos e balaçou o peso para frente e para trás por 320 vezes.
Quando o vídeo começou a circular na internet, foi amplamente divulgado que essa prática tinha algo a ver com a melhoria da fertilidade. "Balançar pesos nos testículos ou escroto vai realmente aumentar o tamanho do saco escrotal", diz o Dr. Kramer. "Isso é apenas sobre esticar o tecido, como as tribos africanas fazem com brincos nas orelhas, por exemplo. Infelizmente, não aumentará o potencial reprodutivo - esse é um grande mito."
Mas como ele faz isso? Como você pendura um peso desses em suas bolas e não desmaia de dor no saco?
Um truque como esse requer muitos anos de "condicionamento do corpo e da reação à dor". Ou assim diz Tim Cridland, também conhecido como "Zamora, o Rei da Tortura", que dedicou sua vida e carreira a fazer exatamente isso. Como um artista, ele regularmente aperta espetos de carne e agulhas em seus braços e bochechas. O que não quer dizer que todos nós devemos aprender a enfiar espetos em nossos braços e pendurar pesos em nossas bolas. Mas, em geral, ajuda lembrar que a dor é tanto uma reação aprendida quanto uma reação física.
E isso é especialmente verdadeiro para os homens e seus testículos. "O medo de ser chutado no saco e de qualquer ataque à região genital é um medo muito primitivo”, diz Cridland."
Um chute no saco pode matar?
Um homem já moreu após uma mulher apertar seus testículos.
Bem, não vamos enlouquecer aqui. Coisas ruins acontecem aos testículos. Em 2012, um homem de 42 anos na China começou uma discussão com uma mulher, e ela apertou suas bolas com tanta força que ele caiu morto, possivelmente de um ataque cardíaco.
Mesmo os acidentes de testículo que não resultam em fatalidades, geralmente são causados por comportamentos evitáveis. Sabia que um cara ja deixou uma hiena comer seu saco, porque um "feiticeiro" disse para ele fazer isso? E outro homem que levou uma cadeira de jardim para o banheiro e teve seus estículos espremidos nela? Pois é, tem gente que faz essas coisas.
Pesquisadores da Universidade de Newcastle têm estudado um fenômeno chamado "teoria da idiotice masculina". Eles examinaram o comportamento imprudente demonstrado pelos vencedores do Darwin Awards, uma espécie de celebração anual da estupidez humana. Concentrando-se em um período de 20 anos (1995 a 2014), eles encontraram que 88,7% dos vencedores do Prêmio Darwin eram homens, ou seja, os homens têm mais propenssão a fazer coisas idiotas que podem machucar.
Nossas bolas não são o problema. Talvez precisamos gastar menos tempo se preocupando com nossos testículos e mais tempo pensando em como evitar as idiotices a acidentes totalmente evitáveis.