Os benefícios à saúde do homem ao praticar meditação
Você já deve ter ouvido falar sobre a meditação e seus incríveis benefícios. Ao ouvir sobre meditação, você imagina os monges meditando num monastério nas montanhas do Himalia? Ou então você pensa que as pessoas que praticam yoga são as mais adeptas dessa prática?
É realmente fácil imaginar que a meditação tenha a ver com essas pessoas. Mas, você não precisa ser monge ou praticar yoga (que por sinal também tem muitos benefícios) para aprender a meditar.
A meditação é para todos, sem restrições de gênero ou idade. Entretanto, alguns homens podem ter um certo preconceito contra a meditação. Talvez por acharem que não funciona, talvez por acharem que é "frescura"... Se você pensa assim meu amigo, está enganado! E eu quero lhe ajudar a corrigir isso.
Mas não se preocupe, neste artigo você irá aprender o que precisa para começar a meditar como um principiante.
Mas o que é meditação, afinal?
A definição de meditação compreende um conjunto de técnicas destinadas a estimular um estado elevado de consciência e atenção plena. A meditação também é uma técnica de mudança de consciência que demonstrou ter um grande número de benefícios no bem-estar psicológico.
Para que serve a meditação?
As pessoas têm diferentes razões para tentar a meditação, dentre elas: melhorar a saúde, adquirir mais consciência espiritual, trazer uma maior sensação de paz interior, descansar a mente, desestressar, melhorar a respiração e etc. A lista de para que serve a meditação é extensa!
Como fazer meditação
Como começar a meditar é simples! Primeiro certifique-se de que você esteja em lugar onde possa relaxar neste processo, tenha um cronômetro em mãos (pode ser do celular) e siga esse passo-a-passo:
- Sente-se confortavelmente
- Defina um limite de tempo
- Observe sua postura
- Sinta sua respiração
- Observe quando sua mente divagar
- Seja gentil com sua mente errante
- Encerre com gentileza
Encontre um lugar para sentar que pareça calmo e quieto para você. Você pode sentar no chão mesmo, ou em cima de uma almofada, colchonete, ou até numa cadeira. No chão a melhor posição é aquela é que dobramos os joelhos e cruzamos os pés.
Se você é iniciante na meditação, escolha um período curto de tempo, como cinco ou 10 minutos.
Você pode se sentar em uma cadeira com os pés no chão, pode se sentar com as pernas cruzadas, pode se ajoelhar - tudo bem. Apenas certifique-se de que está estável e em uma posição em que possa permanecer por um tempo.
Com os olhos fechados, respire profunda e lentamente. Perceba a sua respiração à medida que ela entra e sai. Concentre-se apenas nela.
Inevitavelmente, sua atenção sairá da respiração e vagará para outros lugares. Quando você perceber que sua mente vagou - em alguns segundos, um minuto, cinco minutos - simplesmente volte a atenção para a respiração.
Não se julgue ou fique obcecado com o conteúdo dos pensamentos em que você se encontra perdido. Apenas volte à respiração.
Quando estiver pronto, levante suavemente o seu olhar (se seus olhos estiverem fechados, abra-os). Reserve um momento e observe quaisquer sons no ambiente. Observe como seu corpo se sente agora. Observe seus pensamentos e emoções.
Quais são os benefícios da meditação?
Essa simples prática de concentrar-se na respiração e esvaziar a mente, traz inúmeros benefícios. Listamos os principais, onde falamos mais a fundo sobre cada um deles.
1. Maior concentração em tarefas específicas
Um estudo interessante encontrou uma ligação entre a meditação e a concentração. Especificamente, os participantes do estudo demonstraram uma maior capacidade de aquietar e focar suas mentes se eles se engajassem na meditação da atenção plena (mindfulness) antes. Ser capaz de controlar e aquietar a mente leva a menos pensamentos depressivos sobre o passado ou pensamentos ansiosos sobre o futuro.
2. Mantém a mente mais jovem
Um estudo da UCLA em 2015 descobriu que as pessoas que meditavam regularmente tinham maior flexibilidade mental por mais tempo na vida. Flexibilidade mental significa a capacidade do cérebro de mudar de pensamentos, encontrar alternativas e se adaptar a novos acontecimentos.
Os participantes do estudo meditaram por 20 anos ou mais. Os pesquisadores observaram que esses participantes tinham maior volume de massa cinzenta em seus cérebros do que pessoas mais velhas que não meditavam. Eles tinham maiores funções cognitivas e neuroplasticidade.
3. Pode substituir os antidepressivos
Uma pesquisa da Johns Hopkins em 2014 encontrou uma forte correlação entre a meditação da atenção plena e as reduções na depressão e na ansiedade. O efeito da meditação observado pela equipe de pesquisa foi igual aos mesmos efeitos dos antidepressivos. Em essência, a meditação pode ajudar a treinar a mente para experimentar menos pensamentos e emoções depressivas.
4. Ajuda a dormir melhor
Os resultados de um estudo abrangente publicado em uma edição de 2014 da revista Sleep descobriram que a meditação ajuda a melhorar os padrões de sono. Os pesquisadores analisaram diferentes programas de meditação e descobriram que as pessoas que meditavam conseguiam dormir mais tempo e tinham menos insônia.
5. Melhora a postura corporal
Depois de meditar por um tempo, você certamente se tornará mais consciente de sua postura. Durante o dia, você pode fazer pequenos ajustes na maneira como se senta enquanto trabalha ou puxar mais os ombros para trás enquanto caminha. Meditar aumenta a consciência de si mesmo. Então, se você está relaxando menos com a postura, há uma boa chance de que a meditação esteja funcionando para você.
6. Você sente-se mais descansado
Você pode não notar a princípio, mas pense em como se sente ao acordar de manhã. Tente se lembrar de como você se sentiu há uma semana ou até alguns meses atrás. Você se sente descansado? Você liga a opção soneca algumas vezes ou se sente pronto para sair da cama imediatamente? E já existem evidências científicas para apoiar a afirmação de que a meditação melhora a qualidade do sono.
7. Dá mais atenção à respiração
Uma grande parte da meditação é a respiração. Se meditar estiver funcionando para você, então provavelmente você prestará mais atenção ao ritmo e aos padrões de sua respiração. Você pode respirar fundo algumas vezes em resposta a situações estressantes. Você troca o estresse do momento pela atenção à respiração. Se sua consciência de como você respira aumentou, a meditação está funcionando.
Uma das principais lições da meditação é uma maior consciência do que está acontecendo dentro de você. Você se tornará mais consciente de seus pensamentos e terá maior controle sobre suas emoções. É uma arte sutil e os frutos da meditação nem sempre são tão aparentes, porém eles estão lá.
Não caia nessa armadilha!
A meditação e a atenção plena têm tudo a ver com estar no momento. É natural tentar medir seu progresso. Quando a meditação é nova para você, pode ser útil notar e apreciar as pequenas mudanças que podem fornecer motivação para continuar.
Portanto, veja se consegue contar até 20 ou 30 sem interromper os pensamentos. Este é um bom sinal de que seu nível de concentração aumentou.
Porém, os resultados da meditação nem sempre são fáceis de quantificar. Então, como saber se meditar está realmente te ajudando?
Isso acontece com frequência nas fases iniciais da prática. Você pode começar a analisar todos os aspectos de sua vida tentando entender se tudo isso está te levando a algum lugar. Você pode até começar a projetar um ar de calma só porque é isso que você acha que deveria acontecer.
Na verdade, focar muito em seu progresso pode não ajudar. Tentar incorporar o "olhar" de alguém que medita também não ajuda muito. Talvez, seja melhor não focar muito nos resultados, como se fosse uma competição contra si mesmo, quando tudo deveria ser sobre a experiência e o processo.
Para te ajudar você pode adquirir algum material sobre a prática da meditação. Caso queira saber mais sobre como meditar, nada melhor que ter um guia sempre à mão. Conheça os melhores livros de meditação nessa seção selecionada da Amazon.
Conclusão
A meditação é uma prática para toda a vida. Seus benefícios são intrínsecos e extrínsecos ao mesmo tempo. Uma coisa é certa, você não deve ficar obcecado com os resultados. Um dos melhores indicadores de seu progresso é se importar menos com ele.
Outras pessoas podem até notar as mudanças em você mais do que você mesmo. Então, pergunte a um amigo ou ente querido se ele notou algo diferente. Mas claro, só há como se surpreender com as respostas que receberá de outras pessoas que apreciam seus esforços.