Como diminuir o excesso de suor nas nádegas?

Durante o auge do verão, as coisas podem ficar extremamente suadas abaixo da cintura. E aquela sensação molhada e pegajosa, como se você estivesse sentado em alguma coisa incomoda muitos homens.

Como diminuir o excesso de suor nas nádegas?

Nós, como humanos, devemos suar para regular a temperatura de nosso corpo. Mas não temos muito controle sobre onde suamos. As nádegas estão próximas uma da outra e não há muita circulação de ar no local, e é por isso que o suor excessivo entre as nádegas tende a se acumular. Acontece com todo mundo. Mas, saber que é uma função corporal normal não ajuda muito a diminuir o fator de constrangimento.

"O suor na bunda se desenvolve quando há calor na região, podendo levar à irritação da pele, junto com o crescimento excessivo de leveduras e bactérias", diz o dermatologista Joshua Zeichner. Esses microorganismos prosperam em um ambiente úmido, como uma bunda suada, e podem causar coceira e desequilibrar a barreira protetora natural da pele.

Meios para controlar o suor excessivo nas nádegas

Excluindo o fator de constrangimento, a boa notícia é que o excesso de suor não é sinal de um problema maior e pode ser tratado de maneira simples. Mas, se você sentir que sua bunda está suando muito, de maneira crônica e está interferindo na sua qualidade de vida, "existem opções de prescrição médica que podem ajudar", diz Zeichner.

O suor no bumbum não fede da mesma forma que o suor das axilas, desde que se mantenha boas práticas de higiene. Entretanto, se você notar um odor desagradável ou se a pele ao redor de sua bunda estiver em carne viva e dolorida de tanto se coçar, isso é outra indicação de que você deve consultar um médico.

1 - Tome banhos regularmente

Para se certificar de que você está se livrando de qualquer bactéria ou fungo que possa proliferar, limpe bem a bunda toda vez que você tomar banho. A eficácia na limpeza depois de usar o banheiro também faz a diferença. Certifique-se de limpar até que não haja mais vestígios no papel higiênico. Você também pode usar lenços umedecidos para ficar ainda mais limpo. Se tiver como, tome banho depois de evacuar.

As bactérias se desenvolvem em ambientes úmidos, como a virilha e as nádegas, então, mesmo que você não consiga controlar o suor, pode manter o ambiente limpo e seco. Sempre troque as roupas suadas (como shorts da academia) rapidamente e não volte a vesti-las até que estejam limpas. "Se você tende a suar muito, leve uma muda de roupa íntima com você para que possa trocá-la no meio do dia se ficar suado", diz Zeichner.

2 - Fique mais tempo em pé

Pode parecer contra-intuitivo, já que suamos mais quando nos movemos, mas ficar sentado por longos períodos pode, na verdade, fazer os microorganismos crescerem mais rápido. Sentado em uma bunda suada, bloqueia o fluxo de ar e pressiona o suor mais profundamente em nossa pele, tornando-a ainda mais úmida. Se você precisar sentar-se o dia todo, levante-se e ande frequentemente para manter o fluxo de ar.

3 - Perca peso

Malhar também pode ajudar, já que o excesso de peso pode aumentar a quantidade de suor em torno de nossas nádegas e testículos, de acordo com Zeichner.

4 - Use antitranspirante

Você provavelmente já tem uma das ferramentas mais importantes: o antitranspirante. O mesmo tipo que você usa embaixo do braço também funciona na bunda. De manhã, ao aplicá-lo, deslize algumas vezes entre as nádegas. Isso ajudará a controlar a quantidade de suor ao longo do dia. "Não deve ser aplicado na pele ao redor do ânus", diz Zeichner, então um bastão ou rollon é a sua melhor aposta para ter mais controle na aplicação e manter o produto longe dessa área delicada.

Depois de aplicar o antitranspirante pela manhã, aplique talco de bebê na bunda e no escroto. O pó ajudará a absorver a umidade ao longo do dia, diz Zeichner. Se você está preocupado com o fato de o talco de bebê deixar sua cueca toda branca ou fizer muita bagunça de pó, procure uma fórmula de gel fácil de aplicar, como o Talco em Gel de bebê da Granado, que seca, mas hidrata também.

5 - Aplique hidratante em caso de coceiras

A parte mais desconfortável quando se tem excesso de suor no bumbum, é quando começa a coçar. Pode ser debilitante (especialmente se você estiver em público e não puder lidar com isso) e acontece quando o suor seca e os microorganismos se proliferam.

Se você estiver começando a coçar, Zeichner diz que a primeira coisa a fazer é aplicar um hidratante suave anti-irritação. Um bom exemplo é a Loção Fisiogel AI Ação Calmante, que tem ingredientes calmantes e protetores da pele. Se isso não ajudar, o melhor a se fazer é procurar um dematologista, talvez você precise da receita de um medicamento para conseguir tratar.

6 - Use roupas mais confortáveis

O atrito é um problema que acontece sempre que a pele é esfregada, mas pode piorar quando a mesma está suada (como entre as nádegas). Pele irritada não é apenas desconfortável. "Pode romper a barreira da pele e causar inflamação", diz Zeichner.

Para se proteger contra irritações nas nádegas e em qualquer outro lugar (como coxas ou axilas), o médico recomenda a aplicação de uma leve camada de vaselina na área. "Ela forma uma barreira protetora sobre a pele para permitir que ela se cure por dentro e evita um atrito futuro", diz ele. Você também pode usar um produto protetor antiatrito, como o Bastão Antiassaduras da Pink Cheeks.