Puberdade atrasada - o que é, o que fazer?
A puberdade é o período em que o corpo do menino e da menina se modifica e se transforma de uma criança para um adulto. Quando se inicia é facilmente percebida, uma vez que as mudanças corporais são bastante visíveis.
Na puberdade feminina, nota-se o desenvolvimento dos seios e dos pelos pubianos, o tamanho corporal aumenta e inicia-se a menstruação. O formato geral do corpo tende a mudar também, onde os quadris se alargam e o corpo se torna mais curvo.
Na puberdade masculina, nota-se os pelos púbicos e faciais, e os testículos e pênis ficam maiores. A forma do corpo também começa a mudar, onde os ombros se expandem e há um aumento súbito da altura corporal.
Essas alterações são promovidas pelos hormônios sexuais (testosterona nos meninos e estrogênio nas meninas) que seu corpo começa a produzir em quantidades muito maiores do que antes.
A puberdade ocorre ao longo de vários anos e a idade em que começa e termina varia muito. Geralmente se inicia entre as idades de 7 e 13 para as meninas e entre as idades de 9 e 15 para os meninos, embora possa ser mais cedo ou mais tarde para algumas pessoas.
Às vezes, os jovens ultrapassam a faixa etária normal da puberdade sem quaisquer sinais de alterações no corpo. Isso é chamado de puberdade tardia ou mais comumente conhecida de puberdade atrasada.
O que causa a puberdade atrasada?
A puberdade pode ser retardada por vários motivos. Na maioria das vezes, é simplesmente um padrão de crescimento e desenvolvimento na família. Um garoto ou garota pode descobrir que seus pais, tio, tia, irmãos, irmãs e primos também se desenvolveram mais tarde do que o normal. Isso é chamado de atraso constitucional (ou floração tardia) e geralmente não requer nenhum tipo de tratamento. Esses adolescentes irão se desenvolver normalmente, logo após a maioria de seus amigos.
Problemas médicos também podem causar atrasos na puberdade. Os jovens com doenças crônicas, como por exemplo a diabetes, fibrose cística, doença renal ou asma podem chegar à puberdade mais tarde, porque tais doenças dificultam o crescimento e o desenvolvimento do corpo. O tratamento adequado e o melhor controle de muitas dessas condições podem ajudar a reduzir a puberdade tardia.
Uma pessoa desnutrida, ou seja, que não ingere os nutrientes adequados pode ficar para trás em relação aos seus pares que seguem uma dieta saudável e balanceada. Por exemplo, adolescentes com anorexia nervosa costumam perder tanto peso que seus corpos não se desenvolvem adequadamente. Meninas que são muito ativas nos esportes podem se atrasar, porque o corpo requer uma certa quantidade de gordura antes de entrar na puberdade ou menstruar.
A puberdade atrasada também pode ser causada por problemas na glândula pituitária e tireóide. Essas glândulas produzem os hormônios que são importantes para o crescimento e desenvolvimento.
Alguns jovens que não atingem a puberdade na época normal podem ter problemas com seus cromossomos, sendo que os problemas cromossômicos podem interferir nos processos normais de crescimento.
A síndrome de Turner é um exemplo de distúrbio cromossômico. Ocorre quando um dos cromossomos X feminino está anormal ou ausente. Isso causa anormalidades no modo como a menina cresce, desenvolve seus ovários e produz os hormônios sexuais. Mulheres com síndrome de Turner são mais baixas do que o normal, geralmente são inférteis e podem ter ainda outras condições de saúde.
Os homens com síndrome de Klinefelter nascem com um cromossomo X extra (XXY em vez de XY). Essa condição pode retardar o desenvolvimento sexual.
O que fazer em caso de puberdade atrasada?
A boa notícia é que, se houver um problema, os médicos geralmente podem ajudar os adolescentes com puberdade tardia a se desenvolverem normalmente. Portanto, para os jovens que não estão se desenvolvendo tão bem quanto deveriam, os pais ou responsáveis devem marcar uma consulta com o médico.
Além de realizar um exame físico, o profissional irá obter o histórico médico perguntando sobre quaisquer preocupações e sintomas que o jovem tem, sua saúde anterior, à saúde de sua família, quaisquer medicamentos que se toma, quaisquer alergias que possa ter e outros problemas, como o padrão de crescimento de seus familiares. Ele fará um gráfico de seu crescimento para ver se o padrão indica um problema. Também poderá solicitar exames de sangue para verificar se há problemas na tireoide, hipófise ou outros órgãos. O jovem também poderá fazer um raio-x de "idade óssea".
Em muitos casos, o médico poderá garantir que não há nenhum problema físico latente, alegando que o adolescente apenas está um pouco atrás da média. Se o médico encontrar um problema, ele pode encaminhá-lo para um especialista em endocrinologia para crianças e adolescentes.
Alguns adolescentes com desenvolvimento tardio podem ter dificuldade em esperar que as mudanças na puberdade finalmente ocorram - mesmo depois que um médico os assegura de sua normalidade. Em alguns casos, os médicos podem oferecer aos adolescentes um tratamento de curta duração (geralmente alguns meses) com medicamentos hormonais para iniciar as alterações da puberdade. Normalmente, quando o tratamento é interrompido após alguns meses, os hormônios do adolescente assumem a partir daí para completar o processo da puberdade.
Como lidar com a puberdade tardia?
Pode ser muito difícil para um jovem ver seus amigos crescerem e se desenvolverem, enquanto que com ele mesmo isso não acontece. Os colegas da escola podem brincar sobre seu tamanho pequeno ou peitos achatados das meninas. Mesmo quando seu médico ou seus pais dizem que as coisas vão ficar bem - e mesmo quando ele saiba que estão bem - é difícil esperar por algo que pode afetar o modo como se sente sobre si mesmo.
Para o adolescente que estiver se sentindo deprimido, tiver problemas na escola ou outros problemas com atrasos em seu crescimento e desenvolvimento, é ideal que este tenha um aconselhamento terapêutico. O terapeuta pode ajudá-lo a trabalhar seus sentimentos e sugerir maneiras de lidar com eles.
A puberdade tardia pode ser difícil para qualquer um aceitar e lidar, mas é um problema que geralmente é resolvido. Procurar ajuda se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento é sempre aconselhado. E lembre-se de que, na maioria dos casos, esses jovens eventualmente alcançarão os colegas.