Sentir dores nos testículos é normal?

Já é ruim o suficiente ter uma dor testicular. Mas aí você se preocupa se é algo mais grave, como o câncer testicular, e essa preocupação não faz com que nada pareça melhor.

Sentir dores nos testículos é normal?

Como saber se a dor no saco escrotal está sinalizando algo sério ou não?

Em primeiro lugar, é importante saber que ter algum desconforto nos testículos é comum. Tão comum, na verdade, "que é provável que todo homem, em algum momento de sua vida, tenha experiência com isso", diz Jamin Brahmbhatt, codiretor da Clínica PUR, especializada em urologia e saúde masculina.

É compreensível que você se preocupe que a dor no saco seja um sinal de câncer testicular, especialmente porque esse câncer tende a aparecer quando se é jovem ou está na meia-idade. Mas saiba que, a maioria dos casos de câncer de testículo são indolores, ou seja, a dor não é um sintoma, sendo geralmente detectados por meio de um caroço, diz Brahmbhatt.

E se você teme que sua dor testicular seja causada por infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), é mais provável que sinta ardor ao urinar, embora algum grau de testículos doloridos possa estar presente. Mesmo que uma DST não seja o motivo pelo qual os testículos tendem a doer, você definitivamente deve saber se tem ou não alguma DST. Uma consulta ao urologista é sempre uma boa pedida.

O que pode causar dor nos testículos?

Há muitas razões. Pode ser um problema em outro lugar, como uma pedra nos rins ou problemas estomacais, ou pode ser devido às veias ou qualquer outra causa, desde coisas benignas até casos mais graves que requerem uma consulta médica imediatamente.

Torção testicular e dores no saco escrotal e abdômen

"A torção testicular é causada quando o cordão espermático que liga o testículo ao corpo torce e corta o fluxo de sangue para o testículo", diz Michael P. Zahalsky, especialista em Urologia e fundador da Z Urology em Coral Springs, Flórida. Ele comparou a torção a colher uma maçã: "Para colher a maçã, você precisa torcer o caule até que a maçã saia. Isso pode acontecer com a torção testicular - ele é torcida até que o testículo morra."

A torção testicular pode ocorrer de várias maneiras. Pode ocorrer quando você está malhando, fazendo sexo ou até dormindo. É mais comum entre 12 e 18 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.

E se isso parece incrivelmente doloroso, é porque é. A dor súbita e forte nos testículos é um sintoma da torção testicular. Além da dor, os sintomas também incluem inchaço, dor abdominal, náuseas, vômitos e um testículo em uma posição incomum - acima do normal ou em um ângulo incomum - de acordo com a Clínica Mayo.

Seja qual for o caso, você deve ir ao médico imediatamente se suspeitar que isso está acontecendo com você. Em alguns casos, os médicos podem destorcer os testículos manualmente. Mas, na maioria das vezes, é preciso uma cirurgia para reverter a situação.

Considere isso uma emergência médica: se o fluxo sanguíneo for interrompido por muito tempo para o seu testículo - como quando o fluxo sanguíneo é interrompido para qualquer outra parte do seu corpo - o tecido pode morrer. E, nesse caso, às vezes o testículo precisa ser removido.

Dor pós-vasectomia

Sentir dor no saco escrotal após uma vasectomia, um procedimento cirúrgico de controle de natalidade em que o duto que transporta o esperma dos testículos para a uretra é selado, é extremamente raro, mas pode ocorrer. Na verdade, de acordo com as diretrizes da American Urological Association, a dor escrotal crônica ocorre em apenas 1% a 2% dos homens que fazem o procedimento.

Os especialistas não têm certeza do que causa isso, mas pode ter a ver com danos às estruturas nervosas da região genital, dizem os pesquisadores do Rush University Medical Center.

"Não quero assustar ninguém com uma vasectomia", diz o Dr. Brahmbhatt. "Mas fique atento, pois isso pode acontecer. Mas também pode ser corrigido caso aconteça."

Hidrocele

Quando você olha para a anatomia dos testículos, basicamente são apenas bolas penduradas em alguns cordões. Esses cordões são vasos sanguíneos, nervos e tecidos que permitem o funcionamento correto do órgão.

Todo mundo tem algum grau de fluido ao redor do testículo e desses cordões, observa o Dr. Brahmbhatt, mas às vezes esse equilíbrio de fluido fica desordenado. Quando há muito líquido no saco escrotal, você pode acabar com uma hidrocele. A hidrocele em si geralmente não é dolorosa, mas os homens podem sentir dor por terem um escroto pesado e inchado, de acordo com a Clínica Mayo.

Vá ao médico sempre que notar um inchaço no saco. Se for uma hidrocele, pode desaparecer por conta própria em seis meses. Em alguns casos, pode exigir cirurgia.

Varicocele

A varicocele é o alargamento das veias do testículo. Na verdade, é o aumento das veias do escroto, a bolsa que contém os testículos. Não é provável que cause dor real nos testículos, sendo mais um desconforto.

Os sintomas dependem do estágio da varicocele. As varicoceles de grau 3 são maiores e mais perceptíveis e causam uma sensação de espessura e protuberâncias. O grau 2 é menos grave, embora ainda possa aparecer alguma protuberância. Às vezes, você nem vai notar se tem uma varicocele de grau 1. Muitas se desenvolvem durante a puberdade e frequentemente desenvolvem-se no lado esquerdo dos testículos, possivelmente devido à posição da veia testicular esquerda.

Se você tem uma varicocele mais grave, o aumento da pressão nas veias pode causar desconforto escrotal bastante incômodo, disse Paul Turek, um urologista da Califórnia. As varicoceles também foram associadas à baixa produção e qualidade do esperma, então os médicos costumam verificá-las quando as pessoas estão tendo problemas com a fertilidade.

Em casos graves, uma cirurgia pode ser necessária, onde o médico desviará o fluxo sanguíneo da veia danificada para veias funcionais.

Outras razões para ter dores nos testículos

Os testículos possuem nervos que vêm de muitos lugares, tais como do abdômen e incluindo o estômago, rins e trato digestivo. Se você está constipado e não consegue fazer cocô, a pressão das fezes pode estar pressionando os nervos, causando dor nos testículos.

O mesmo acontece se você tiver uma pedra nos rins, ou dor de estômago. Se você tiver uma hérnia ou for submetido a uma cirurgia de hérnia, os nervos podem estar inflamados, causando uma reação que gera dor.

Conclusão

Para todos esses problemas, a resposta para "Quando devo consultar um médico?" tem a ver com o tempo e a gravidade. A dor que desaparece rapidamente, por exemplo, se seus testículos ficam torcidos, mas se endireitam rapidamente, não é muito motivo de preocupação, observa o Dr. Brahmbhatt. Mas se você estiver sentindo um alto grau de dor está durando por mais de 15 minutos, pode ser uma emergência médica e você deve dirigir-se ao pronto-socorro.

"Se você esperar muito, pode perder o testículo", diz ele. Isso afetaria negativamente sua fertilidade. Além disso, a dor pode ser um grande sinal de alerta de problemas em outras partes do corpo, como cálculos renais, problemas na bexiga ou apendicite, observa o Dr. Brahmbhatt.

Mesmo se você tiver uma dor frequente, ou se estiver percebendo os testículos inchados, faça um check-out. A dor testicular pode não ser causada por apenas um motivo. "A dor testicular pode ser multifatorial", diz o Dr. Brahmbhatt. "Mais de 30% das vezes, nunca descobrimos a causa exata da dor. Em termos leigos, sabemos que há dor, e pode ser devido a nervos perturbados, e temos bons tratamentos, mas talvez nunca saibamos o 'porquê'."

O Dr. Brahmbhatt também sugere fazer uma autoavaliação mensal para detectar quaisquer alterações na saúde dos testículos. Não há nada de estranho nisso. Basicamente, fique de olho em sua saúde.