Entenda o que é força, potência e resistência muscular e melhore seus treinos
Força, potência e resistência muscular são termos que ouvimos falar quando exploramos planos de treino. Mas o que estes realmente significam? Saber sobre as diferenças entre eles pode ajudá-lo a construir massa muscular magra na academia?
Através da magia da fisiologia do exercício, as respostas às perguntas serão reveladas.
Este breve artigo irá explorar os conceitos no contexto da terminologia da musculação e levantamento de peso. Você verá uma definição básica e funcional com o objetivo de ajudá-lo a sintetizar esse material em seus exercícios de musculação.
Força muscular
A força muscular pode ser definida como a capacidade dos músculos de exercer força.
Uma definição abrangente de força muscular é a força máxima que um músculo ou grupo de músculos pode gerar de uma vez.
Veja alguns exemplos concretos para que você possa entender o que é isso no mundo real.
Digamos que uma pessoa com a capacidade máxima de supino de 220 LBS tenha duas vezes a força de alguém que pode fazer supino de 110 LBS. Usando este exemplo, definiríamos força como o peso máximo que o indivíduo pode levantar em um único esforço. Normalmente, isso é referido como o máximo de 1 repetição ou 1 RM.
Potência muscular
A potência muscular pode ser definida como a taxa de trabalho de pré-formação, sendo o produto da força ou velocidade.
Vamos usar as celebridades Chris e Liam Hemsworth como exemplos, que por acaso são irmãos. Suponha que Chris e Liam estejam em sua academia. Você para o seu treino por um momento para observá-los fazer alguns exercícios para o peito.
Como parte de sua observação, você percebe que os dois irmãos podem fazer supino em 300 LBS com a capacidade de mover o peso na mesma distância de onde a barra toca seus peitos até a posição de extensão total. Chris, entretanto, pode fazer isso na metade do tempo como Liam.
Quais são as implicações? Bem, isso significa que Chris Hemsworth tem o dobro da potência que seu irmão Liam. O elemento tempo é a variável chave aqui, que é medida em velocidade.
Você vê a diferença entre força muscular e potência muscular agora? Pense desta maneira. A força dá a você a capacidade de levantar o peso, enquanto a potência dá a você a capacidade de executar o levantamento de forma rápida e contínua.
Resistência muscular
Quando você escolhe um plano de treino, precisa incorporar os dois objetivos de aumentar a força e a velocidade, que são melhor alcançadas por meio da resistência muscular.
Pode-se definir como resistência a consistência ao longo do tempo, ou seja, é a capacidade que o músculo tem de exercer a mesma força por um período de tempo. Isso significa que você deve escolher um plano de treino, pelo menos inicialmente, que seja realista e factível por natureza. Comece com pesos mais leves e vá aumentando aos poucos.
Novamente, você está tentando construir força, o que eventualmente aumenta a potência ao longo do tempo por meio da resistência.
Muitos fisiculturistas cometem o erro de ir para a academia com o objetivo único de aumentar o tamanho dos músculos. Embora isso seja compreensível (todos nós queremos crescer), essa abordagem não acerta o alvo. Você não pode aumentar seus músculos se não tiver a resistência necessária para completar uma repetição.
Além do mais, você não será capaz de aumentar o tamanho do músculo a menos que tenha a resistência muscular para trabalhar continuamente por meio de repetições como parte de seu objetivo definido.
Uma abordagem que muitos levantadores de peso e fisiculturistas usam para ajudar a aumentar a força, velocidade e resistência são os exercícios pliométricos. Na verdade, este é um conceito central para pessoas que praticam exercícios do tipo cross-fit.
Espero que você tenha achado as informações úteis para entender e melhorar os seus planos de treino.