Depressão e ansiedade em homens: Entenda e saiba como lidar

Depressão e ansiedade em homens: Entenda e saiba como lidar

O que acontece quando os homens sofrem de depressão e ansiedade ao mesmo tempo? É mesmo possível? Bem, a resposta é sim. Você pode ter depressão e ansiedade e isso pode ser exaustivo.

Um dos piores sentimentos do mundo é quando se percebe entre a depressão e a ansiedade. Frequentemente, quando ouvimos esses termos, pensamos que alguém está sofrendo de um ou de outro. Eles estão deprimidos ou sofrem de ansiedade.

Esses são distúrbios separados, mas podem afetar alguém ao mesmo tempo. A ansiedade pode ser um sintoma de depressão, na verdade. Também é bastante comum ter depressão desencadeada pela ansiedade.

Com estes dois transtornos, muitas vezes não é a situação que impacta diretamente como você se sente e o que faz, mas sim a sua percepção da situação. Às vezes, o que você está pensando pode ficar distorcido.

Veja, tudo o que você sente é válido, mas nem tudo o que você pensa é verdade. Pode ser que você interpreta mal as informações, ignora ou generaliza demais os problemas em questão. Não é sua culpa, você apenas pensa de forma diferente.

A ansiedade nada mas é que o excesso de preocupação

Quando você se sente deprimido e ansioso, pode ter pensamentos distorcidos sobre o mundo ao seu redor, preocurpa-se com o passado, presente ou futuro.

Um dos fundadores da terapia cognitivo-comportamental, o Dr. Aaron Beck acreditava que as pessoas que sofrem dessa maneira têm muita hostilidade reprimida em relação a si mesmas. É chamado de hostilidade retrofletida.

Você pode reconhecer isso em sua própria vida se for muito autocrítico e tiver pensamentos negativos sobre si mesmo. Sentir-se deprimido de vez em quando é normal. Até sentir-se ansioso ocasionalmente é normal, mas quando você tem esses sintomas por semanas e mais semanas, pode estar sofrendo de depressão e/ou ansiedade.

Sintomas de ansiedade em homens

Você pode ter perda de apetite, insônia ou baixos níveis de energia. Você pode estar pensando "apenas fique na caverna, hiberne e não saia, não faça nada, nada nunca vai funcionar." Esse é o lado da equação da ansiedade que faz você querer simplesmente desaparecer ou não fazer nada. Você pode ter a sensação de que deseja congelar o tempo ou sair dele completamente.

Outro sintoma são os sonhos ruins. Você tem sonhos em que fica assustado, sozinho e sempre sendo vitimado? Bem, o Dr. Beck olhou para os sonhos de pacientes deprimidos e descobriu que eles frequentemente vivenciavam eventos desagradáveis ​​em seus sonhos. É um sintoma de que você pode estar preso entre a depressão e a ansiedade.

Existe algo chamado tríade cognitiva que quero compartilhar com você. A tríade cognitiva é uma estrutura terapêutica para analisar os elementos-chave do sistema de crenças de uma pessoa. Isso foi formulado pela primeira vez pelo Dr. Aaron Beck em seu livro Depressão: Causas e Tratamento (ver Amazon). Vale a pena comferir!

Como a depressão e a ansiedade funcionam?

É assim: uma pessoa experimenta visões negativas sobre si mesma. Isso leva à visões negativas sobre o mundo ao seu redor; depois à visões negativas sobre seu passado, seu presente ou seu futuro. Esse processo então recomeça com maior intensidade. Ele dá voltas e mais voltas, ganhando força cada vez mais.

As idéias e informações positivas são bloqueadas em sua mente e as idéias negativas são reforçadas e ampliadas. Você começa a atribuir eventos negativos para suas falhas durante a vida, mesmo quando os fatos apontam para outra coisa. Isso só serve para fortalecer suas crenças centrais negativas.

As informações positivas não se encaixam mais em sua mente, não importa o quão relevante ou verdadeiras sejam. Na verdade, as informações positivas são retrabalhadas dentro de sua mente e remodeladas para parecerem algo negativo, e esses são os únicos dados que sua mente aceita.

Se tudo isso soa muito familiar, você não deve suportar sozinho. Na verdade, você não está sozinho. Os homens acabam sendo mais propensos a esconder seus sentimentos e recorrer às drogas e ao álcool como uma forma de enfrentá-los. Mas isso, como se pode imaginar, não é nem de longe a solução.

Como lutar contra a depressão?

Você não deve perder a esperança e não deve tentar lidar com a saúde mental debilitada por conta própria. Não é sinal de fraqueza falar com um terapeuta ou psiquiatra. Alguns tratamentos nem mesmo envolvem medicamentos.

Em mais de 100 estudos de caso documentados, a terapia cognitivo-comportamental foi considerada tão eficaz quanto a medicação para o tratamento da depressão e da ansiedade.

Parte do que um terapeuta de terapia cognitivo-comportamental faz é ajudá-lo a criar um diálogo entre o que você está pensando e como você sente. O objetivo não é produzir um bom sentimento ou pensamentos 100% felizes, mas criar um senso de equilíbrio que você possa administrar.

Para combater a depressão e a ansiedade, pode ser útil programar atividades que você considere agradáveis. Sua mente pode estar lhe dizendo para não fazer nada ou você pode não sentir vontade de se mover, mas é exatamente o que você deve fazer.

Você deve pensar em coisas que lhe traziam alegria antes do início de sua depressão. Quais atividades você gostava? Faça uma lista de coisas que você pode fazer para criar uma sensação de integridade. Então, veja se você consegue voltar lentamente para essas atividades.

Como lutar contra a ansiedade?

Para combater a ansiedade, pode ser útil começar suavemente a confrontar as coisas que a desencadeiam e refletir sobre como você se sente. Por exemplo, se você sofre de ansiedade por fobia social, pode explorar maneiras de se envolver com outras pessoas de uma forma que pareça seguro para você.

Você pode ingressar em um pequeno grupo de alguma de atividade, como um clube de leitura ou reacender uma velha amizade por meio da mídia social. Pode ajudar pensar na ansiedade social como uma banheira ou piscina de água muito quente. Se você começar devagar e deslizar os dedos dos pés, depois os pés e as pernas... antes que você perceba, a água não parece mais tão quente.

Cerque-se de ideias e afirmações positivas. Você pode usar notas adesivas ou escrever em um diário. Você pode colocar mensagens para si mesmo em seu smartphone ou seguir perfis de mídia social que publicam regularmente mensagens positivas. O objetivo é sair da bolha de pensamentos negativos que dominam a maneira como você processa as informações.

Existem muitas outras maneiras de sair dessa sensação paralisada de estar imprensado entre a depressão e a ansiedade. Ajuda conversar com alguém que pode lhe ouvir e usar a experiência para ajudá-lo a se sentir e a pensar melhor.

Essas são algumas maneiras de como lidar com a depressão e a ansiedade de forma mais natural. Entretanto, em certos casos é necessário o uso de medicamentos.

Mesmo que você precise de medicamentos no início, você pode e deve buscar alternativas, como por exemplo a terapia, praticar uma atividade que gosta e etc., para aos poucos reduzir a medicação.

Em todo o caso, não deixe de procurar por ajuda.