O que a mulher espera de um homem, de acordo com os terapeutas
O que elas dizem ao terapeuta que não dizem aos homens? Abordaremos 7 tópicos (validados por terapeutas) sobre o que as mulheres falam dos homens em consultórios de aconselhamento. Algumas coisas podem parecer até bom senso para você. Já outros tópicos podem surpreendê-lo.
As questões de relacionamento e romance surgem com bastante frequência nos consultórios de terapia. Claro que, as pessoas podem procurar aconselhamento para pedir ajuda com a ansiedade e depressão (o que é muito comum), mas em algum ponto, questões como o amor e frustrações no relacionamento surgem, já que eles estão muito conectados.
As queixas abordadas por uma mulher na terapia variam. Porém, é surpreendentemente semelhante ao que muitas outras mulheres compartilham.
O que as mulheres gostam de conversar sobre os homens na terapia?
Aqui está o primeiro tópico sobre o que a mulher espera do homem e revela isso na terapia:
1. Intimidade
Sem surpresa, certo? Mas, pode não ser bem o que você está pensando.
Para resumir, a intimidade nem sempre significa relação sexual. Em muitos casos, é sobre as atitudes que vem na forma de afeto. Ou seja, é sobre o ato do toque consensual, como acariciar e segurar a mão dela quando vocês caminham.
Você sabia que tocar o cônjuge gera a liberação de substâncias químicas cerebrais que ajudam a fortalecer o vínculo entre o casal?
O problema da falta de intimidade é enorme porque quanto mais tempo um relacionamento dura, menos frequente parece ser a intimidade.
Em algum nível, isso é esperado - sem dúvida. Mas o problema surge quando a pessoa sente um vazio pela falta de intimidade com o parceiro.
Então, uma pergunta para você pensar é qual é a sua definição de intimidade? Essa definição se parece com a de seu cônjuge? Será que ela está satisfeita na intimidade de vocês?
2. Interesses pessoais
É sobre ter interesses variados e estar bem em falar sobre eles durante as conversas.
Como um terapeuta matrimonial com quem consultei para isso, compartilhou: "As mulheres gostam de caras que aceitam ir além das coisas superficiais, como eventos atuais e esportes".
Muitos homens são superinteligentes, mas escondem propositalmente essa parte de si mesmos porque acham que não se encaixam em uma construção masculina que compraram para si.
Quando você estuda estoicismo, rapidamente descobre que uma parte saudável da masculinidade envolve abraçar nossa inteligência e interesses.
Eu acredito que foi Marcus Aurelius que disse: "Estas são as características da alma racional: autoconsciência, autoexame e autodeterminação. Ela faz sua própria colheita. É bem-sucedida em seu próprio propósito."
Você gosta de coisas como história, ciência ou eventos atuais? Se sim, não há problema em falar sobre eles! Além do mais, não há problema em ficar curioso sobre tópicos com os quais você não está familiarizado.
A ideia aqui é jogar fora toda aquela bobagem que tantos de nós aprendemos sobre o que é ser homem e não ficar prisioneiro do estereótipo. A verdade é que ser mais produndo e ter interesses próprios podem ser características muito atraentes.
3. Romance
Nos estágios iniciais de um relacionamento, a sensação de romance pode acontecer quase que magicamente, dependendo da química.
Mas o que as mulheres dizem é que, depois que termina o período da lua de mel, o romance acaba. Isso é ainda mais verdadeiro para os casais de longa data.
Alguns casais de namorados quando decidem morar juntos ou se casar, simplesmente encerram o romance. Até os jantares românticos deixam de existir.
O objetivo ao compartilhar isso com você é evitar com que você e sua garota liguem o botão do piloto automático. Em outras palavras, esteja atento à manutenção do relacionamento.
Você se considera romântico? Se não, o que poderia ser diferente?
4. Ter um propósito
As mulheres podem ficar em dúvida quanto aos homens que elas namoram quando estes não tem um propósito na vida. Elas gostam de estar com homens que tem uma noção de para onde estão indo.
De muitas maneiras, o propósito está ligado à confiança e a segurança. E todos nós, homens e mulheres, queremos isso: confinça e segurança.
Você conhece o seu propósito? Se a resposta for não, o que você está fazendo para descobrir isso?
5. Ter objetivos
No consultório de terapia, as mulheres compartilham que gostam de homens que têm objetivos. E não apenas objetivos abstratos, mas objetivos concretos que estão sendo ativamente trabalhados.
O problema é que alguns de nós temos medo de falar sobre nossos objetivos porque achamos que isso nos fará parecer tolos ou estúpidos.
Mas aqui está o problema.
Falar sobre os objetivos demonstra sua curiosidade intelectual e confiança. Mas calma, seus objetivos não precisam ser elevados. Pode ser, por exemplo, aprender um novo idioma ou aprender a cozinhar.
Então, aqui está uma questão para reflexão: quais são seus objetivos? Se você sabe quais são, você os guarda para si ou fala sobre eles?
6. Saiba ouvir, mas não tente corrigir
As mulheres compartilham que elas valorizam os homens que ouvem seus problemas ativamente. Isso pode parecer bastante simples, mas se tendemos a intervir nesses problemas, não é algo legal para elas.
Como homens, estamos preparados para consertar as coisas. Em outras palavras, estamos programados para começar a resolver os problemas assim que eles surgirem. Não há nada de errado com isso e pode ser muito útil.
Mas, como tantas mulheres dizem na terapia: "Não quero que meu namorado me diga como resolver um problema. Às vezes, eu só queria que ele ouvisse e me deixasse desabafar."
E olhe, eu entendo. Haverá momentos em que você ouvirá os mesmos problemas surgindo continuamente e irá querer ajudar a resolvê-los.
Nesses casos, em vez de entrar no modo de consertar, pode ser útil simplesmente dizer: "É realmente muito chato que você tenha que lidar com isso agora. O que posso fazer para te ajudar?"
Na maioria das vezes, você ouvirá algo como: "Não, estou bem, mas obrigado por me ouvir, é muito bom ter o seu apoio."
Se ela quiser sua ajuda, provavelmente vai pedir a você - e é aí que você pode entrar com suas ideias.
7. Autocuidado
Em simples palavras, o autocuidado significa demonstrar que você valoriza seu bem-estar emocional e físico.
Agora, deixe-me ser bem claro aqui. Isso NÃO significa que você precisa se parecer com um fisiculturista ou algum modelo fitness. Não é isso que estou sugerindo.
Em vez disso, estou falando sobre cuidar de si mesmo holisticamente, porque isso mostra que você valoriza sua mente e seu corpo.
O que acontece com muita frequência nos relacionamentos, principalmente no longo prazo, é que as pessoas usam seu status de relacionamento como uma desculpa para abandonar o autocuidado. O pensamento é mais ou menos assim: "Bem, estou fora do mercado agora, então não preciso impressionar ninguém."
E embora haja alguma verdade aí, esquecemos que o autocuidado é fundamental para a saúde mental e física. Em suma, quando você cuida de si mesmo, provavelmente ficará com um humor melhor - e isso afetará várias outras áreas, até mesmo a sua libido e a sua performance no sexo.
Então, aí está - Os 7 segredos que as mulheres trazem à tona na terapia sobre os homens.
Para você, quantas parecem ser de bom senso? E quais fizeram você parar e refletir?