Conheça o MÉTODO que ajuda os homens a se comunicarem melhor

Você já ouviu falar em palavras de preenchimento? Todo mundo usa palavras de preenchimento ocasionalmente. Até pessoas conhecidas e influentes fazem isso. Não é de todo ruim, mas se usadas sempre, tornam o discurso cansativo e é como se o locutor estivesse sem foco, nervoso, esquecendo o que tinha para dizer ou com dificuldade para se expressar.

Saiba como se comunicar melhor

Então, se você quer saber como se expressar melhor, comece por aqui: elimine o quanto possível as palavras de preenchimento das suas falas.

Mas o que são palavras de preenchimento?

As palavras de preenchimento são aquelas aparentemente sem sentido que marcam uma pausa ou hesitação na fala, como por exemplo: hum e ah.

Há também aquelas que aumentam o tamanho da frase e "enrolam" o discurso, mas que se forem retiradas, não alteram o objetivo da fala, por exemplo: tipo assim, ok, então, sabe...

O problema acontece quando sua fala fica tão cheia de palavras de preenchimento que começa a prejudicar sua mensagem. As pessoas podem ficar tão irritadas com isso que começam a perceber todos os "hum" ou "ah" que você está dizendo, em vez de realmente aceitar sua mensagem.

Se você acha que pode ser o seu caso, então veja algumas dicas sobre como parar de dizer, tipo, você sabe, as palavras de preenchimento.

Por que usamos tais palavras desnecessárias?

Você pode estar se perguntando por que usamos essas palavras desnecessariamente.

Pense no pequeno círculo giratório em seu computador quando ele tenta carregar informações. Nossos cérebros são basicamente computadores, e quando há uma lacuna na mente quando está conectando uma palavra à próxima, isso cria um espaço natural que as palavras de preenchimento correm para ocupar.

Tais palavras prejudicam as apresentações. Mas mesmo se não estiver apresentando, a maneira como você fala ainda afeta a forma como as pessoas o percebem. O uso excessivo das mesmas pode fazer você parecer incerto ou menos inteligente.

Ao contrário, tirar essas palavras de seu vocabulário faz você parecer mais organizado e confiante. As pessoas levarão o que você diz mais a sério e lhe respeitarão mais. É triste que esses detalhes superficiais possam desviar a atenção de uma mensagem atraente. Mas, é verdade.

Como se comunicar bem - não use palavras de preenchimento

Para começar, o silêncio é a razão pela qual as pessoas se sentem compelidas a usar palavras de preenchimento. Tentamos preencher o silêncio em nossa fala com essas expressões, porque nos preocupamos com o que vai soar. Tememos que as pessoas pensem que perdemos a noção do que estávamos falando.

Mas, na verdade, deixar o silêncio se tornar uma parte natural do seu discurso, adiciona ênfase e permite que as pessoas considerem sua fala por um momento e a deixem penetrar em suas mentes.

Se você não tem certeza se usa essas palavras em seu discurso, uma boa maneira de começar é gravar-se falando naturalmente por alguns minutos. A maioria dos celulares tem um aplicativo de gravação que você pode usar para gravar sua voz.

Se você não tem acesso a nenhum tipo de microfone, pode simplesmente praticar falando um pouco mais alto do que o normal. Essa é uma ferramenta poderosa que permitirá que você ouça suas palavras de preenchimento e se torne consciente delas. Você verá rapidamente se tais expressões são um problema para você!

Outra maneira de melhorar sua fala é imaginar que você está terminando a frase com um ponto final toda vez que faz uma pausa. "Ponto final" ou "pausa" são ótimas palavras para usar em vez de palavras de preenchimento.

Comece substituindo as expressões pela palavra ponto final ou pausa em sua mente. Diga a palavra em voz alta se estiver treinando sozinho. Exemplo de como se comunicar melhor: se você normalmente dissesse "Minha fruta favorita é a banana. Uhhhh... isso porque as bananas são amarelas. Hum... e amarelo é minha cor favorita."

Em vez disso, diga: "Minha fruta favorita é a banana. PONTO FINAL. Isso porque as bananas são amarelas. PONTO FINAL. E amarelo é a minha cor favorita!"

Vai parecer muito estranho no início, mas tente. Obviamente, não comece a gritar a palavra PONTO FINAL no meio das frases quando estiver conversando com alguém no trabalho. Mas se você estiver apenas conversando com um membro da família ou um amigo, diga a eles o que você está tentando fazer e eles entenderão.

Depois que estiver confortável em dizer a palavra ponto final ou pausa em voz alta, comece a fazê-lo silenciosamente em sua cabeça. Quando você está silenciosamente dizendo ponto final ou pausa em sua cabeça, sua boca deve estar totalmente fechada. Caso contrário, as palavras de enchimento tendem a escapar.

Eventualmente, você chegará ao ponto em que poderá abandonar a "pausa interna" inteiramente e ficar confortável com o silêncio. Uma pausa de 2-3 segundos pode parecer uma eternidade para você enquanto está falando. Mas para outras pessoas que estão te ouvindo, provavelmente parecerá completamente natural ou passará totalmente despercebido.

Uma ótima maneira de se tornar consciente de suas palavras de preenchimento é escrever uma lista delas e mantê-las em sua mesa, ou em algum lugar onde você as veja várias vezes ao dia. A repetição de ver as palavras de preenchimento o ajudará a tornar seu cérebro mais consciente delas em sua fala cotidiana. Estar ciente é a melhor maneira de eliminá-las!

Outra estratégia que ajuda a parar de usar palavras de preenchimento é apenas respirar! Respirar é uma boa opção quando você precisa parar por uma fração de segundo e pensar no que vai dizer. Isso fará com que você pareça muito mais confiante. Em vez de dizer "Eu quero comer, tipo, comida chinesa no jantar", tente isto "Eu quero comer (respira) comida chinesa no jantar."

As palavras de preenchimento escorregam em nosso discurso quando não sabemos o que vamos dizer com antecedência. Se você quebrar suas frases em pedaços, é menos provável que recorra ao uso de preenchimentos. Quebrar sua fala em pedaços em sua cabeça antes de falar cria um ritmo natural. Você vai dizer um monte de palavras, então faça uma pausa. Em seguida, diga outro monte de palavras, faça uma nova pausa e continue.

Outras técnicas para se expressar melhor e evitar palavras desnecessárias

É menos provável que você use palavras de preenchimento como "hum" ou "ah" se estiver olhando alguém diretamente nos olhos. Parte do motivo pelo qual usamos palavras de preenchimento vem da falta de confiança, e fazer contato visual com alguém pode ajudar a aumentar sua confiança.

Na próxima vez que você estiver em uma reunião, tente falar individualmente com as pessoas, uma a uma, e olhe-as nos olhos. Veja se isso o ajuda a usar menos palavras de preenchimento do que apenas falar para a sala como um todo.

Se você está prestes a fazer um grande discurso (ou mesmo se você apenas tem uma grande notícia para compartilhar com um membro da família ou amigo), reserve alguns segundos para acalmar seus nervos antes de começar. Respirar fundo é uma excelente maneira de reduzir instantaneamente o estresse e a tensão significativamente. Se você ficar confuso no meio do seu discurso, não tenha medo de respirar fundo para se reagrupar e reiniciar.

As pessoas percebem que os falantes que usam a comunicação não verbal, como gestos com as mãos, são mais confiantes e persuasivos. Se você mantiver as mãos nos bolsos, estará ignorando uma importante ferramenta à sua disposição. Essa ferramenta é a capacidade de usar gestos para enfatizar sua fala. Ter as mãos nos bolsos também faz com que você pareça e se sinta inseguro. E quando você não se sente confiante, o número de palavras de preenchimento que você usa tende a aumentar.

Portanto, não mantenha as mãos no bolso nem segure os braços ao longo do corpo ao falar. Apenas deixe suas mãos fazerem o que elas fazem naturalmente, e as palavras sairão melhor e com menos preenchimento.

Você provavelmente já ouviu alguém que parecia falar muito, mas não conseguiu transmitir muitas informações. Quanto mais longas forem suas frases, maior será a probabilidade de você começar a adicionar preenchimento a elas. Frases curtas soam muito mais confiantes e contundentes. Além disso, transmitem a mensagem com mais clareza. Portanto, tente usar frases curtas, agradáveis ​​e diretas ao ponto!

Além de cortar palavras de preenchimento, você também pode cortar palavras alternativas como "provavelmente", "apenas" e "com sorte". Essas palavras fazem parecer que você não está confiante sobre suas ideias e está pisando em ovos caso esteja errado ou possa ofender alguém.

Quanto mais você prepara o que quer dizer, menos provável é que use palavras de preenchimento. Se você estiver fazendo um discurso, repita em voz alta ou mentalmente algumas vezes antes de realmente fazê-lo.

Se você estiver participando de uma reunião individual com seu chefe ou tiver uma conversa importante com sua cara-metade, pense na mensagem que deseja transmitir, bem como algumas de suas objeções mais prováveis. Dessa forma, você estará mais preparado e não será pego de surpresa se a conversa não for exatamente como você esperava.

Quanto mais atual a informação estiver em sua mente, menos provável será que você precise confiar em palavras de preenchimento enquanto recupera as informações de sua memória. Ninguém pode dizer que você está nervoso, e a maioria das pessoas que o ouve não perceberá todos os pequenos erros que você pode vir a cometer.

Conclusão

Agora você sabe como se comunicar melhor com as pessoas!

Pelo menos uma das estratégias mencionadas vai ressoar em você. Sinta-se à vontade para tentar o que mais gostar, ou até mesmo combinar várias delas juntas.

Normalmente, a parte mais difícil é perceber que temos um problema com palavras de preenchimento. Agora que você está ciente de que as usa, só precisa fazer um esforço consciente para reduzir o uso delas.

A boa notícia é que não é um hábito difícil de ser superado pela maioria das pessoas. Nos primeiros dias, você pode constantemente se pegar escorregando e adicionando tais palavras às suas conversas. Mas se você realmente se cuidar, em pouco tempo poderá ver uma grande melhoria em como a sua fala soa para outras pessoas.