Saiba como viver o agora para viver melhor e mais feliz
Você está tentando viver o hoje? Esperando fortalecer seu apego ao presente? Lutando contra arrependimentos do passado? Ansioso ao extremo em relação ao futuro?
Se a resposta for sim, continue lendo. A dura verdade é que a maioria de nós - ou seja, homens e mulheres - tem dificuldade em viver o agora. Isso é especialmente verdadeiro se você tem ansiedade e sua mente está constantemente ativa, fervilhando de pensamentos ansiosos.
A realidade é que quando você não está vivendo no presente, está vivendo uma ilusão. Isso significa que você está se mantendo prisioneiro de quem foi no passado ou de quem poderá vir a ser no futuro, sendo incapaz de experimentar o que realmente é no agora.
Mas como você pode viver o dia de hoje sem ruminar constantemente sobre o passado ou ficar desejando incessantemente o futuro? Além disso, como você focaliza sua mente para estar neste momento, neste exato segundo no tempo?
Vamos ser sinseros, não é algo fácil. Eu reconheço que isso pode não ser o que você quer ouvir. Mas você veio em busca de respostas e as terá!
Os benefícios de viver o momento presente
Quando se vive o momento, você experimenta uma série de benefícios, seja na vida pessoal ou no trabalho:
- Você presta atenção nas atividades que realiza, fazendo-as com maior afinco e capricho;
- Você consegue otimizar os afazeres do trabalho, com mais foco nas atividades, mais proatividade e fazendo o seu dia render mais;
- Diminui a ansiedade e abaixa o cortisol, o homônio do estresse, quando você se concentra no agora, sem ficar relembrando o passado ou imaginando o futuro;
- Melhora a sua respiração e a pressão arterial;
- Faz você perceber que o passado e o futuro - embora não existem no momento presente - são consequências do hoje, fazendo-o perceber que viver o hoje plenamente é a melhor escolha.
Mas afinal, como viver o agora?
A princípio a resposta é simples: aprenda a viver o agora praticando! Isso envolve uma mentalidade que se desenvolve lentamente e se torna um estilo de vida.
Estar presente no momento significa desenvolver a capacidade de sintonizar-se consigo mesmo e com o que te cerca. Dominar essa habilidade servirá de base para tudo o que se segue.
Para que isso aconteça, você precisa se dar a chance de criar uma mudança positiva. Usamos a palavra "criar" porque, na verdade, é isso que você está fazendo - criando uma oportunidade de viver de forma diferente.
Tente incorporar os 11 comportamentos a seguir. Pode te ajudar marcar esta página e revisitá-la para relembrar os conceitos-chave, porque como foi fito anteriormente, é algo que requer prática.
1. Não use uma válvula de escape
Quando você quer viver o hoje, uma das maneiras de se sabotar é usar uma vávula de escape para te tirar da realidade e consciência. Embora a maconha, o álcool e outras substâncias possam ser atraentes para algumas pessoas para fins recreativos, não se deve confiar nelas como um caminho para uma vida mais tranquila.
Para viver plenamente no presente, sua mente precisa estar clara e livre. As substâncias não fazem nada além de bloquear seus sentidos enquanto projetam uma falsa realidade - e isso é totalmente o oposto do que você está buscando.
2. Perceba o 5 sentidos
Viver o momento significa inclinar-se para os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.
Ao longo do dia, pare por um momento e pergunte a si mesmo: "Do que estou ciente agora?"
Alguns exemplos são ver um pássaro, cheirar uma flor, provar um pedaço de alguma comida, tocar em uma árvore ou ouvir o fluxo de água corrente.
Você precisará se sentir muito confortável com esta pergunta e identificar as respostas. Essa será a chave para mudar seu pensamento do passado e imaginação do futuro para o presente.
3. Faça meditação
A Meditação de Varredura Corporal é muito útil para te fazer sentir no momento presente. Em outras palavras permitirá que você fortaleça seu olhar interior, um termo Zen usado para descrever um portal para uma consciência superior.
A prática da meditação é excelente para relaxar a mente e o corpo, alivia tensões, melhora o humor e o sono, além disso quando se faz a varredura corporal, você tem total consciência sobre o seu presente, você foca no que está vendo e sentindo no agora.
Não há necessidade de se tornar um mestre do estilo de vida Zen para meditar. Além disso, você não precisa passar horas envolvido nessa atividade.
Em vez disso, reserve de 10 a 15 minutos por dia e dedique-os as atividades meditativas. Muitas pessoas gostam de fazer pela manhã, pois é uma maneira poderosa de tranquilizar a mente para o resto do dia.
Como realizar a meditação de varredura corporal?
- Comece encontrando uma posição confortável;
- Feche os olhos e respire profunda e lentamente, deixe o ar entrar e sair com calma, prestando atenção na sua respiração;
- Foque em uma parte do corpo, pode ser um pé, uma perna, um braço... tanto faz; observe essa parte permitindo-se sentir alguma dor ou tensão no local enquanto respira profundamente; se sentir algum desconforto nessa região, não fique com raiva ou chateado, apenas aceite o que está sentindo enquanto imagina a dor diminuindo; calmamente passe a sua consciência para outra região e assim por diante.
- Se seu pensamento divagar, ao perceber isso apenas volte a se concentrar, sem se julgar;
- Ao terminar sua varredura, deixe a sua consciência percorrer todo o seu corpo, imagine como se fosse um líquido preenchendo um molde; continue respirando profundamente;
- Lentamente, libere sua consciência para o ambiente; pronto está feita a meditação!
4. Pratique o Mindfulness
Mindfulnees nada mais é que a atenção plena do momento. Quando você estiver envolvido em tarefas mundanas, como lavar pratos, passar aspirador de pó no tapete, passar ou dobrar a roupa; preste atenção nessas pequenas coisas.
Observe a água movendo-se sobre os pratos. Perceba como o carpete responde ao vácuo do aspirador. Veja o vapor saindo do seu ferro. Observe a sensação do tecido ao dobrar suas roupas.
Você se distraiu? Nesse caso, reconheça isso e não tente lutar contra. Em vez disso, dê permissão à sua mente para vagar um pouco e, em seguida, volte gentilmente à tarefa em questão.
5. Lide melhor com as memórias do passado
Talvez a maior barreira para viver no presente sejam os pensamentos do passado. Às vezes, as memórias podem ser dolorosas. Outras vezes, elas podem ser totalmente tóxicas.
O que você precisa fazer é lembrar que os pensamentos não o definem. Em sua essência, eles nada mais são do que fragmentos de um tempo passado.
Em vez de tentar lutar contra esses pensamentos, é muito melhor aceitar que eles entram em sua mente. Um erro que as pessoas cometem é tentar "bloquear os pensamentos" ou de alguma forma eliminá-los da consciência.
O problema é que quanto mais energia você coloca para impedir os pensamentos, mais poder você dá a eles. Em vez disso, é melhor aceitar a presença deles e deixá-los sair de sua consciência naturalmente.
Diga a si mesmo: "Estou ciente de [preencha a lacuna] e reconheço que isso está em minha mente."
Permita-se estar atento a este pensamento enquanto atrai para sua mente outras coisas que ocorrem em seu fluxo de consciência. Eventualmente, a memória desagradável desaparecerá.
Lembre-se das palavras do famoso psiquiatra Carl Jung "Aquilo a que você resiste, persiste."
6. O passado não te define, se você não quiser
Mais uma vez, uma coisa que o impedirá de estar presente no aqui e agora é ser um prisioneiro do passado. Um sinal revelador de que você faz isso é evocar constantemente eventos passados como uma desculpa para não mudar sua vida hoje.
Por exemplo: "Meus pais eram horríveis com dinheiro e é por isso que estou tão mal com ele hoje."
Embora esse fato sobre seus pais possa ser verdade, não é uma permissão para replicar em suas ações. Quando você vive no presente, você diz não para se tornar uma vítima dos erros dos outros.
Aproveite o hoje - como este exato momento - para escrever uma nova narrativa sobre você. Depois de fazer isso, você estará realmente entrando no aqui e agora.
7. Preste atenção à respiração
Você não precisa entrar no modo meditação para concentrar-se na respiração sempre que quiser. Concentrar-se no ar entrando e saindo dos pulmões permite que a mente se conecte com o corpo de uma forma que reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial. Por sua vez, isso o capacita a ficar menos ansioso.
Para fazer essa ação basta estar em um lugar calmo, prestar atenção a sua respiração e sentir a vida acontecendo ao seu redor.
8. Tenha autocompaixão
Este é um termo amplamente usado, mas muitas vezes mal compreendido. A autocompaixão nada mais é do que a capacidade de reconhecer nosso próprio sofrimento com um coração amoroso. Mas não confunda autocompaixão com autopiedade.
A principal diferença é que quando você exerce autocompaixão, você aceita a sua dor pessoal, ao passo que encoraja o processo de cura. Desta forma, você está realmente vivendo no agora.
9. Permita-se relaxar
Para muitas pessoas que lutam com problemas de ansiedade e depressão, pode ser quase impossível aquietar a mente e simplesmente existir no momento.
Se você é uma pessoa que constantemente sente que deve ser ativo para se sentir produtivo, você sabe exatamente do que estou falando.
Mas, se seu objetivo é viver no presente, você precisa se dar permissão para relaxar. Quando você relaxa, além de ficar calmo, também capacita a sua mente a ver algo no nada. A criatividade não acontece quando você está se concentrando nas tarefas. Em vez disso, acontece quando se está sem foco e sem preocupações.
10. Não se critique tanto
Uma maneira de viver no presente é parar completamente de se criticar. Isso não significa que você não deva olhar para o seu desempenho anterior a fim de identificar áreas que necessitam de melhorias, mas significa parar de se culpar por erros antigos.
Em vez disso, reprograme seus pensamentos com afirmações positivas que se concentrem no hoje. Isso significa um auto-diálogo realista com um tema voltado para o futuro.
Exemplo: "Não sou uma vítima dos meus erros anteriores. Hoje, estou escrevendo meu próprio futuro."
11. Não se desespere pelo futuro
Para a pessoa ansiosa, não se preocupar excessivamente com o futuro é muito difícil. Mas tenha em mente que o futuro ainda não existe, só existe o agora.
Mas muito cuidado para não acreditar filmente na frase "Viver hoje como se não houvesse amanhã". Porque o amanhã pode sim chegar, e quando chegar você irá querer vivê-lo da melhor forma certo?!
Então, a chave aqui é o equilíbrio. Você pode e deve planejar o futuro e trabalhar hoje para que ele seja bom, mas sem esquecer do seu presente, porque este é o único tempo que existe agora. Se você só viver em função de trabalhar hoje para desfrutar o futuro, você está deixando a vida passar sem perceber.
Assim, planeje o futuro, tenha objetivos, trace um plano com metas passíveis de serem concretizadas e vá atrás para cumprí-las. No entanto, não esqueça do agora. Tome um tempo para relaxar e viver o hoje, seja fazendo uma caminhada observando a natureza, apreciando uma comida ou respirando profudamente.
Conclusão
Viver o agora é um processo contínuo. Isso não acontece instantaneamente e requer paciência.
Esperançosamente, as onze sugestões listadas irão ajudá-lo a se afastar das velhas formas de pensar para que você possa estar mais presente no momento.
Quantas você está disposto a tentar?